AS REDES DE CONVERSAÇÕES ENTRE LICENCIANDOS COMO AGÊNCIA PARA PENSAR OS ENCONTROSFORMAÇÃO COM PROFESSORES: UMA EXPERIÊNCIA NO IFES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/les.v0i41.8753

Palavras-chave:

Currículo, Formação, Licenciaturas, Institutos Federais

Resumo

Este artigo objetiva acompanhar as redes de conversações em um curso de licenciatura do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), tecendo relações entre os campos do currículo e da formação com licenciandos, questionando nos encontrosformação a ênfase na solução ou na invenção de problemas. A partir da filosofia da diferença de Gilles Deleuze e Félix Guattari, a cartografia foi produzida entrelinhas do desejo e processos (des)(re)territorializantes, com vistas à propagação do que pode um corpo em encontrosformação na educação básica por meio do Estágio Supervisionado. A pesquisa evidenciou que as avaliações externas Paebes e Enem influenciam os processos formativos pela predominância de uma lógica neotecnicista, atrelada à recognição, ao par perguntas-respostas prontas e aosafetos tristes que enrijecem esse desenho curricular. O estudo enfatiza, entretanto, a emergência da singularidade e da diferença produzindo invenção de outros possíveis que rompem essa racionalidade. Entre formas, fluxos e forças, defende politicaspráticas e teoriaspráticas como indissociáveis, fazendo ressoar, para além dos processos recognitivos, a inventividade presente no Estágio Supervisionado e vibrar bons encontrosformação por meio de processos inventivos. 

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Biografia do Autor

PRISCILA DOS SANTOS MOREIRA, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (PPGE/UFES). Pedagoga do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES). Integrante do Grupo de Pesquisa Currículos, Culturas, Linguagens e Formação de Professores. 

JANETE MAGALHÃES CARVALHO, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Pós-doutorado em Currículo pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e em Sociologia da Vida Cotidiana pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS/UL). Professora do PPGE/UFES. Pesquisadora 1D-CNPq. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Currículos, Culturas, Linguagens e Formação de Professores.

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Publicado

2019-04-30

Como Citar

DOS SANTOS MOREIRA, P. ., & CARVALHO, J. M. . (2019). AS REDES DE CONVERSAÇÕES ENTRE LICENCIANDOS COMO AGÊNCIA PARA PENSAR OS ENCONTROSFORMAÇÃO COM PROFESSORES: UMA EXPERIÊNCIA NO IFES. Linguagens, Educação E Sociedade, (41), 342–363. https://doi.org/10.26694/les.v0i41.8753

Edição

Seção

Dossiê Temático

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