SER OU NÃO SER UM CURRÍCULO? CONTESTAÇÕES EM TORNO DA DEFINIÇÃO (ANTI)DEMOCRÁTICA DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/les.v0i41.8749

Palavras-chave:

Democracia, Currículo, Educação

Resumo

A política em torno da definição de um Currículo Nacional no Brasil vem sendo mediada por conflitos e lutas que se dão no plano político discursivo-social. A proposição de uma Base Nacional Comum Curricular foi lançada oficialmente em 2015 e muitos processos de lutas e tensões marcaram o modo de compreender um currículo perspectivado como “nacional” pelos fóruns, centros acadêmicos, associações de pesquisa. Espaços negados, lutas travadas em torno do “dizerfazer-sentir” o currículo. Nesse sentido, o presente estudo busca analisar alguns discursos produzidos em torno da compreensão de um Currículo, a partir do texto da BNCC e dos documentos encaminhados pelas associações de pesquisa, quais sejam: a ANPEd – Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação; a ABdC – Associação Brasileira de Currículo; o FNPE - Fórum Nacional Popular de Educação; bem como a posição da ANFOPE - Associação Nacional pela Formação dos Profissionais de Educação – com a nota de “Repúdio ao processo de elaboração, discussão e aprovação da BNCC e a sua implementação”. Nesse processo de resistência às (de)formações em torno de um “bom currículo”, questionamos: Que supressões são evidentes? Quais autoridades são anunciadas em torno da afirmação do que seja um currículo? Que experiências e posições estão sendo negligenciadas esse processo de (re)invenção de um conceito-ação curricular?

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Biografia do Autor

ÂNGELA CRISTINA ALVES ALBINO, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em educação, professora da Universidade Federal da Paraíba Rua Eduardo de Oliveira Lobo 500 - apto 103 A – Bairro: Catolé – Campina Grande –PB Endereço profissional: Cidade Universitária 12, Rod. Pb 079– Campus II – UFPB – Areia/PB - Universidade Federal da Paraíba.

RUTE PEREIRA ALVES DE ARAÚJO, Unidade Acadêmica de Educação

Doutora em educação; professora da Unidade Acadêmica de Educação/UFCG; endereço residencial: Trav. Frei Clementino, 32, Centro, Lagoa Seca/PB; endereço profissional: Rua Aprígio Veloso, 882. Bairro Universitário - CEP: 58429-140. Campina Grande /PB.


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Publicado

2019-04-30

Como Citar

ALVES ALBINO, ÂNGELA C. ., & ALVES DE ARAÚJO, R. P. . (2019). SER OU NÃO SER UM CURRÍCULO? CONTESTAÇÕES EM TORNO DA DEFINIÇÃO (ANTI)DEMOCRÁTICA DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. Linguagens, Educação E Sociedade, (41), 243–272. https://doi.org/10.26694/les.v0i41.8749

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Dossiê Temático

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