TENDÊNCIAS ACERCA DA FORMAÇÃO DOCENTE EM PERIÓDICOS ACADÊMICOS BRASILEIROS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/les.v0i42.8827

Palavras-chave:

Formação de professores, Campo educacional, Periódicos acadêmicos

Resumo

Este trabalho é resultado de uma pesquisa de Iniciação Científica, a qual teve suporte da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Foram mapeados periódicos científicos da área de Educação para melhor compreensão das tendências, discussões e fundamentação teórica sobre o tema Formação de Professores. Esta investigação ocorreu com base nas seguintes revistas: Educação e Sociedade: Revista de Ciência da Educação (1979), Pro-Posições (1990) e Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação (1993), selecionadas pelo sistema Webqualis da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e acessadas pelo SCIELO. O objetivo geral é compreender o que vem sendo debatido nas produções acadêmicas sobre formação docente, publicadas entre 2010 e 2014. Para isso, utilizou-se, predominantemente, o método qualitativo por meio da análise documental, com o auxílio de gráficos e tabelas. A partir de 43 artigos, realizou-se um mapeamento regional, institucional, categorização das principais tendências apresentadas pelo campo educacional, a saber: Formação de professores, antropologia, cultura e identidade; Formação de professores e a instrumentalização do saber e Formação de professores e suas influências políticas, além do apontamento das fontes bibliográficas mais utilizadas pelos autores. Desse modo, as referências bibliográficas mais recorrentes, que se articulam às categorias, centram-se em Acácia Kuenzer, Mourice Tardif, Demerval Saviani, José Contreras e Paulo Freire. Por meio destes dados, nota-se que as pesquisas científicas sobre formação de professores predominam-se na Região Sul e Sudeste do Brasil. 

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Biografia do Autor

SÉRGIO FABIANO ANIBAL, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho

Doutor em Educação pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”/ FCL de Assis, professor (Depto. de Educação) do programa de Pós-Graduação em Letras e coordenador do curso de graduação de Licenciatura em Letras, da mesma instituição.  

PATRÍCIA DALLA TORRE, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”

Mestranda pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”/ FCL de Assis, no programa de PósGraduação em Letras.  

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Publicado

2019-08-30

Como Citar

ANIBAL, S. F. ., & DALLA TORRE, P. . (2019). TENDÊNCIAS ACERCA DA FORMAÇÃO DOCENTE EM PERIÓDICOS ACADÊMICOS BRASILEIROS. Linguagens, Educação E Sociedade, (42), 208–231. https://doi.org/10.26694/les.v0i42.8827

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