TENDÊNCIAS ACERCA DA FORMAÇÃO DOCENTE EM PERIÓDICOS ACADÊMICOS BRASILEIROS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/les.v0i42.8827

Palavras-chave:

Formação de professores, Campo educacional, Periódicos acadêmicos

Resumo

Este trabalho é resultado de uma pesquisa de Iniciação Científica, a qual teve suporte da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Foram mapeados periódicos científicos da área de Educação para melhor compreensão das tendências, discussões e fundamentação teórica sobre o tema Formação de Professores. Esta investigação ocorreu com base nas seguintes revistas: Educação e Sociedade: Revista de Ciência da Educação (1979), Pro-Posições (1990) e Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação (1993), selecionadas pelo sistema Webqualis da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e acessadas pelo SCIELO. O objetivo geral é compreender o que vem sendo debatido nas produções acadêmicas sobre formação docente, publicadas entre 2010 e 2014. Para isso, utilizou-se, predominantemente, o método qualitativo por meio da análise documental, com o auxílio de gráficos e tabelas. A partir de 43 artigos, realizou-se um mapeamento regional, institucional, categorização das principais tendências apresentadas pelo campo educacional, a saber: Formação de professores, antropologia, cultura e identidade; Formação de professores e a instrumentalização do saber e Formação de professores e suas influências políticas, além do apontamento das fontes bibliográficas mais utilizadas pelos autores. Desse modo, as referências bibliográficas mais recorrentes, que se articulam às categorias, centram-se em Acácia Kuenzer, Mourice Tardif, Demerval Saviani, José Contreras e Paulo Freire. Por meio destes dados, nota-se que as pesquisas científicas sobre formação de professores predominam-se na Região Sul e Sudeste do Brasil. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

SÉRGIO FABIANO ANIBAL, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho

Doutor em Educação pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”/ FCL de Assis, professor (Depto. de Educação) do programa de Pós-Graduação em Letras e coordenador do curso de graduação de Licenciatura em Letras, da mesma instituição.  

PATRÍCIA DALLA TORRE, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”

Mestranda pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”/ FCL de Assis, no programa de PósGraduação em Letras.  

Referências

BAKHTIN, M. (Voloshinov) Filosofia e marxismo da linguagem.Cultrix, 1995.

BARRETO, M. R. G. A recontextualização das tecnologias da informação e da comunicação na formação e no trabalho docente. Educ. Soc., Campinas, v. 33, n. 121, p. 985-002,

out./dez. 2012.

BOURDIEU, P. Algumas Propriedades dos Campos. Questões de sociologia. Rio de Janeiro: Marco Zero, 1983, p. 89-94.

___________, P. Os três estados do capital cultural. In: Maria Alice e Afrânio Catani. (Orgs.) Escritos de Educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 1999. 71-79.

CATANI, D. B. A imprensa periódica educacional: as revistas de ensino e o estudo do campo educacional. Educação e Filosofia, São Paulo, v. 10, n. 20, p. 115-130, jul./dez.1996.

CONTRERAS, J. A autonomia de professores. São Paulo: Cortez, 2002.

CRUZ JUNIOR, A. F; FONTE, S.S. D; LOUREIRO, R. Formação continuada de professores:quando a experiência e os saberes docentes se limitam à vivência. Pro-Posições, v. 25,n. 2, p.197-215, maio./ago. 2014.

DE OLIVEIRA, A. O lugar da antropologia na formação docente: um olhar a partir de Escolas Normais. Pro-Posições. Campinas, v. 24, n. 2, p. 27-40. maio/ago. 2013.

DUARTE, N. Conhecimento tácito e conhecimento escolar na formação do professor (por que Donald Schön não entendeu Luria) Educ. Soc., Campinas, vol. 24, n. 83, p. 601-625, agosto 2003.

EDUCAÇÃO E SOCIEDADE: REVISTA DE CIÊNCIA DA EDUCAÇÃO. Campinas: Centro de Estudos Educação e Sociedade, 1979. Disponível em:<http://www.scielo.br/scielo.php/script_sci_serial/pid_0101-7330/lng_pt/nrm_iso> Acessoem: 16/08/2015.

ENSAIO: AVALIAÇÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO. Rio de Janeiro: Fundação Cesgranrio, 1993. Disponível em:<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=0104-4036&lng=pt&nrm=iso> Acesso em: 16/08/2015.

FUHRMANN, N; PAULO, F. S. A formação de educadores na educação não formal pública. Educ. Soc., Campinas, v. 35, n. 127, p. 551-566, abr./jun. 2014.

GATTI, B. A. Formação inicial de Professores para a Educação Básica: pesquisas e políticas educacionais. Estudos em Avaliação Educacional, v. 25, p. 24-55, 2014.

GATTI, B. A. BARRETO, E. S. S. Professores do Brasil: impasses e desafios. Unesco. Representaçaõ no Brasil, 2009.

GAUTHIER, C. et al. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Ijuí: Edunijuí, 2006.

KUENZER, A. Z. A Formação de professores para o Ensino Médio: velhos problemas, novos desafios. Educ. Soc., Campinas, v. 32, n. 116, p. 667-688, jul.-set. 2011.

LUDKE, M., & ANDRÉ, M. Pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: EPU. 2003.

MARTÍN-BARBERO, J; MUNHOZ, S. Televisión y melodrama. Bogotá: Tecer Mundo, 1992.

NOBLIT, G. Poder e desvelo na sala de aula. Trad: Belmira Oliveira Bueno. Revista da Faculdade de Educação, 21(2), 119-137. 1995.

NÓVOA, A. Os professores na virada do milênio: do excesso dos discursos à pobreza das práticas. Educação e Pesquisa (USP), São Paulo, v. 25, n. 1, p. 11-20, 1999.

PATTO, M. H. S. Formação de Professores: O lugar das humanidades. In: Trajetória e perspectiva da formação de educadores. São Paulo. Editora Unesp, 2004. p. 61-76.

PRO-POSIÇÕES. Campinas: Faculdade de Educação – UNICAMP, 1990. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=0103-7307&lng=pt&nrm=iso> Acesso em: 16/08/2015.

ROSSO, J. A, et al. Novas diretrizes curriculares nacionais para a formação de professores e algumas novas ficções na leitura da escola. Ensaio: aval. pol.públ. educ. Rio de janeiro, v. 18, n. 69, p. 821-824, out-dez. 2010.

SCHEIBE, L. Valorização e formação dos professores para a Educação Básica: questões desafiadoras para um novo plano educacional de educação. Educ. Soc., Campinas, v. 31, n.112, p. 981-1000.jul/set.2010.

SELLES, S. E; DE ANDRADE, E. P. Saberes docentes em formação: a pesquisa e a prática de ensino nas licenciaturas em Ciências Biológicas e História. Pro-Posições. Campinas, v. 24, n. 1, p. 109-122, jan/abr. 2013.

SILVA, T. T da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Autêntica Editora. 1999.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002. 24

VIEIRA, R. Etnobiografias e descoberta de si: uma proposta da Antropologia da Educação para a formação de professores para a diversidade cultural. Pro-Posições. Campinas, v. 24, n. 2, p. 109-123. maio/ago. 2013.

Downloads

Publicado

2019-08-30

Como Citar

ANIBAL, S. F. ., & DALLA TORRE, P. . (2019). TENDÊNCIAS ACERCA DA FORMAÇÃO DOCENTE EM PERIÓDICOS ACADÊMICOS BRASILEIROS. Linguagens, Educação E Sociedade, (42), 208–231. https://doi.org/10.26694/les.v0i42.8827

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.