A PEDAGOGIA FREIREANA: AMOR E ÓDIO NA CURVA DE UM TEMPO

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DOI:

https://doi.org/10.26694/les.v0i45.11094

Palabras clave:

Amor, Docência, Educação, Facebook, Pedagogia Freireana

Resumen

Este texto se inscreve no campo de discussões sobre amor, educação e docência. Intenciona provocar um debate sobre manifestações de amor e ódio, por parte de professores, acerca da obra de Paulo Freire, na curva do tempo entre os anos de 2013 e 2017, período em que se instala um crescente processo de polarização sociopolítica e em que ocorre um avanço de ondas neoconservadoras, em nível mundial e nacional. As subjetivações do amor na educação foram compreendidas no caos e no transbordamento dos aconteceres e traduzidas em uma metodologia inspirada na bricolagem de Lévi-Strauss e Kincheloe e em conceitos da “geofilosofia” de Deleuze e Guattari, denominada “caosgrafia”, que engendrou a composição de paisagens através de uma cartologia rizomática, traçada em territórios teóricos múltiplos. A obra de Paulo Freire foi discutida em dois movimentos: reflexões sobre a concepção freireana de amorosidade, em forma de tensionamentos no campo epistemológico, e a interpretação da polarização em torno de sua obra, a partir de postagens de professores no Facebook. Considerou-se a relevância e a complexidade conceitual da obra freireana e foram destacadas suas contribuições para rupturas em concepções pedagógicas hegemônicas ao evidenciar a presença do amor na educação, bem como tensionada a ideia de um amor determinado. Considerou-se, também, que os enfrentamentos de opiniões sobre a obra de Freire no Facebook tendem a não possuir uma argumentação coerente e que os sentidos de amor enunciados pelos docentes revelam algum distanciamento das proposições originais freireanas e mesmo a negação de seus princípios.

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Biografía del autor/a

VERÔNICA DOMINGUES ALMEIDA, Universidade Federal da Bahia

Universidade Federal da Bahia, Drª em Educação.

MARIA ROSELI GOMES BRITO DE SÁ, Universidade Federal da Bahia

Universidade Federal da Bahia, Drª em Educação.

Citas

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Publicado

2020-11-17

Cómo citar

DOMINGUES ALMEIDA, V. ., & GOMES BRITO DE SÁ, M. R. . (2020). A PEDAGOGIA FREIREANA: AMOR E ÓDIO NA CURVA DE UM TEMPO. Lenguaje, Educación Y Sociedad , (45), 48–69. https://doi.org/10.26694/les.v0i45.11094

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