(DES)CONTINUIDADE NO ATENDIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA EM TEMPO INTEGRAL: O (AFASTAMENTO DO8ALCANCE DA META 6 DO PNE 2014-2024

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/les.v0i46.11232

Palavras-chave:

Plano Nacional de Educação, Educação em tempo integral, Políticas públicas em educação

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar os mo(vi)mentos da oferta de educação básica em tempo integral no Brasil, de forma associada ao disposto na meta 6 do PNE 2014-2024. A partir de uma abordagem quantiqualitativa, com base em referenciais teóricos que discutem as políticas de educação em tempo integral no país, no Plano Nacional de Educação (PNE), bem como dos dados de matrículas do Censo Escolar, analisou-se a evolução da referida meta no contexto nacional. Entre seus resultados, o trabalho revela que a descontinuidade das políticas indutoras de tempo integral, desenvolvidas no âmbito do governo federal, contribuiu para a ocorrência de oscilações e o refreamento desse atendimento no ensino fundamental. Sinaliza, ainda, que, no contexto das três etapas de educação básica, é possível observar distintos cenários em relação a oferta do tempo integral, contribuindo para a emergência de diferenças e desigualdades entre elas. 

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Biografia do Autor

JANAÍNA SPECHT DA SILVA MENEZES, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Professora Titular do Departamento de Didática da Escola de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio).

CARLOS ANTÔNIO DINIZ JÚNIOR, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Mestre e doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio). Bolsista Capes.

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Publicado

2020-03-16

Como Citar

SPECHT DA SILVA MENEZES, J. ., & DINIZ JÚNIOR, C. A. . (2020). (DES)CONTINUIDADE NO ATENDIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA EM TEMPO INTEGRAL: O (AFASTAMENTO DO8ALCANCE DA META 6 DO PNE 2014-2024. Linguagens, Educação E Sociedade, (46), 145-164. https://doi.org/10.26694/les.v0i46.11232

Edição

Seção

Artigos