ELEMENTOS CONSTITUTIVOS DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/les.v0i47.12323

Palavras-chave:

Identidade profissional docente, Formação de professores, Licenciatura em Matemátic, Professor de Matemática

Resumo

Considerando o crescente direcionamento das pesquisas sobre formação de professores em Matemática a aspectos mais subjetivos do desenvolvimento desse profissional e em vistas de contribuir com a discussão nesse âmbito este artigo tem por objetivo identificar e discutir sobre elementos que compõem o processo de constituição da identidade profissional docente (IPD) de discentes de um curso de licenciatura em Matemática de uma universidade pública cearense. Com amparo teórico nos estudos de Dubar (2005), Nóvoa (1992), Farias et al. (2009), Ledoux e Gonçalves (2015), entre outros, optou-se, metodologicamente, pela realização de um estudo de caso qualitativo, utilizando-se da História de Vida Temática como técnica de produção de dados. Como resultados, apontamos importantes elementos identitários na formação inicial dos sujeitos em questão, quais sejam: a concepção sobre docência e sobre Matemática e seu ensino, o currículo do curso, o entendimento sobre a relação entre teoria e prática, com ênfase nos estágios supervisionados, e, de maneira especial, a prática formativa dos professores formadores e, por conseguinte, suas identidades. Do apanhado decorre a necessidade de dedicar maior atenção a tais aspectos da/na formação inicial e, sobretudo, investigar como se constitui a IPD dos professores formadores atuantes nas licenciaturas e como esta repercute na constituição identitária dos futuros professores de Matemática.

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Biografia do Autor

CARLOS IAN BEZERRA DE MELO, Universidade Estadual do Ceará

Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Integrante do grupo de pesquisa Educação, Cultura Escolar e Sociedade (EDUCAS). Fortaleza/CE, Brasil.

FRANCISCO EDISOM EUGENIO DE SOUSA, Universidade Estadual do Ceará

Doutor em Educação Brasileira Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

SILVINA PIMENTEL SILVA, Universidade Federal do Ceará

Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

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Publicado

2021-08-04

Como Citar

BEZERRA DE MELO, C. I. ., DE SOUSA, F. E. E. ., & PIMENTEL SILVA, S. . (2021). ELEMENTOS CONSTITUTIVOS DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA. Linguagens, Educação E Sociedade, (47), 236–262. https://doi.org/10.26694/les.v0i47.12323

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