ANÁLISE DOS DESDOBRAMENTOS DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR NA AUTONOMIA DO TRABALHO DOCENTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/les.v0i47.11236

Palavras-chave:

Base Nacional Comum Curricular, Autonomia, Trabalho Docente

Resumo

Este artigo é resultado de uma pesquisa que teve como objetivo analisar os desdobramentos da Base Nacional Comum Curricular – BNCC na autonomia do trabalho docente, os objetivos específicos incidiram a contextualizar a BNCC na Educação Básica e identificar as estratégias de preservação da autonomia através da narrativa das Professoras. A metodologia da investigação baseou-se na abordagem qualitativa, com a realização de entrevistas semiestruturadas com os professores efetivos dos anos iniciais do ensino fundamental, de três escolas do município de Quixadá, no Sertão Central cearense. Os resultados apontaram que, mesmo diante das desigualdades sociais, há possibilidades pontuais de incitar a autonomia coletiva, como estratégias de ensino que permitem a ampliação de conhecimentos críticos da realidade. Concluímos, portanto, com a certeza de ser, o trabalho docente, essencial para promover mudanças no ensino e aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

CECILIA ROSA LACERDA, Universidade Federal do Ceará

Pós-doutorado em Formação de Formadores – PUC/SP Doutorado em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora Adjunta da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Coordenadora adjunta do Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino (MAIE) da UECE.

WELLYNA GONÇALVES JUCÁ, Universidade Estadual do Ceará

Mestre em Educação e Ensino pelo Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino (MAIE) da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professora da Educação Básica do Município de Quixadá- CE.

Referências

ANA. Entrevista. Quixadá (Fortaleza), 7 out. 2019.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BEATRIZ. Entrevista. Quixadá (Fortaleza), 16 out. 2019.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Educação é a Base. Brasília: Ministério da Educação, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wpcontent/uploads/2018/12/BNCC_19dez2018_site.pdf. Acesso em: 24 mar. 2019.

BRASIL. [Lei Darcy Ribeiro (1996)]. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. 14. ed. Brasília: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2017.

BRASIL. Congresso Nacional. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 05 out. 1988. Disponível em:<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/ConstituicaoCompilado.htm. > Acesso em: 24 de março de 2019.

CATARINA. Entrevista. Quixadá (Fortaleza), 17 out. 2019.

CONTRERAS, José. A autonomia de professores. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2012.

DIVA. Entrevista. Quixadá (Fortaleza), 16 out. 2019.

ELENICE. Entrevista. Quixadá (Fortaleza), 17 out. 2019.

FRANCISCA. Entrevista. Quixadá (Fortaleza), 21 out. 2019.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 56. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2018.

FRIGOTTO, Gaudêncio. A produtividade da escola improdutiva: um (re)exame das relações entre educação e estrutura econômico-social capitalista. 9. ed. São Paulo: Editora Cortez, 2010.

GIROUX, Henri A. Os professores como intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Trad. Daniel Bueno. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

GISELE. Entrevista. Quixadá (Fortaleza), 21 out. 2019.

GRAMSCI, Antonio. Concepção dialética da história. Trad. Carlos Nelson Coutinho. 3. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1978.

LIBÂNEO, José Carlos. Políticas educacionais no Brasil: desfiguramento da escola e do conhecimento escolar. Cadernos de Pesquisa Fundação Carlos Chagas, São Paulo, v. 46, n. 159, p. 38-62, jan. / mar. 2016. Disponível em: http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/article/view/3572/pdf.4. Acesso em: 29 mar. 2020.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez Editora, 2006.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática: Velhos e novos temas. Goiânia: Edição do Autor, 2002.

MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Textos sobre Educação e Ensino / Karl Marx e Friedrich Engels. Campinas: Navegando, 2011.

Downloads

Publicado

2021-08-04

Como Citar

LACERDA, C. R. ., & GONÇALVES JUCÁ, W. . (2021). ANÁLISE DOS DESDOBRAMENTOS DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR NA AUTONOMIA DO TRABALHO DOCENTE. Linguagens, Educação E Sociedade, (47), 109–129. https://doi.org/10.26694/les.v0i47.11236

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 50 51 52 53 54 55 56 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.