ANÁLISE DOS DESDOBRAMENTOS DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR NA AUTONOMIA DO TRABALHO DOCENTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/les.v0i47.11236

Palavras-chave:

Base Nacional Comum Curricular, Autonomia, Trabalho Docente

Resumo

Este artigo é resultado de uma pesquisa que teve como objetivo analisar os desdobramentos da Base Nacional Comum Curricular – BNCC na autonomia do trabalho docente, os objetivos específicos incidiram a contextualizar a BNCC na Educação Básica e identificar as estratégias de preservação da autonomia através da narrativa das Professoras. A metodologia da investigação baseou-se na abordagem qualitativa, com a realização de entrevistas semiestruturadas com os professores efetivos dos anos iniciais do ensino fundamental, de três escolas do município de Quixadá, no Sertão Central cearense. Os resultados apontaram que, mesmo diante das desigualdades sociais, há possibilidades pontuais de incitar a autonomia coletiva, como estratégias de ensino que permitem a ampliação de conhecimentos críticos da realidade. Concluímos, portanto, com a certeza de ser, o trabalho docente, essencial para promover mudanças no ensino e aprendizagem.

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Biografia do Autor

CECILIA ROSA LACERDA, Universidade Federal do Ceará

Pós-doutorado em Formação de Formadores – PUC/SP Doutorado em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora Adjunta da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Coordenadora adjunta do Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino (MAIE) da UECE.

WELLYNA GONÇALVES JUCÁ, Universidade Estadual do Ceará

Mestre em Educação e Ensino pelo Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino (MAIE) da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professora da Educação Básica do Município de Quixadá- CE.

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Publicado

2021-08-04

Como Citar

LACERDA, C. R. ., & GONÇALVES JUCÁ, W. . (2021). ANÁLISE DOS DESDOBRAMENTOS DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR NA AUTONOMIA DO TRABALHO DOCENTE. Linguagens, Educação E Sociedade, (47), 109–129. https://doi.org/10.26694/les.v0i47.11236

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