APRESENTAÇÃO DOSSIÊ: QUAL CURRÍCULO É A BNCC?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/rles.v26i52.3728

Palavras-chave:

Currículo, BNCC, Discurso

Resumo

Este dossiê se constitui em uma convergência de trabalhos voltados à discussão da Base Nacional Comum Curricular – BNCC, entendendo-a como um conjunto de dispositivos que busca, através de forte prescrição, concretizar um projeto homogeneizante para a educação brasileira. Dentre os enfoques privilegiados aqui está a oportunidade de pensar articulações que sustentam a BNCC, suas relações com outras políticas, tais como a de formação de professores, de produção de materiais didáticos, de avaliação, bem como a participação de agentes do capital, que se valem da premissa da homogeneidade como meio para a equidade e desenvolvimento econômico. Nesse sentido, o dossiê oportuniza convites a amplas conversas sobre contribuições atentas às articulações políticas associadas a agendas comprometidas com a difusão de valores éticos e morais, de determinado padrão de sujeito, de mão de obra voltada ao atendimento de demandas do mundo do trabalho. Entre os trabalhos, destacamos também aqueles que compreendem que movimentos em prol do aumento do controle curricular não se configuram como ações de equidade social e, menos ainda, como decisões políticas democráticas.

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Biografia do Autor

Phelipe Florez Rodrigues, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutor em Educação – ProPED/UERJ. Professor adjunto da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.  E-mail: phelipe.rodrigues@uerj.br

Hugo Heleno Costa Camilo, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutor em Educação – ProPED/UERJ. Professor Adjunto da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ, Duque de Caxias, RJ, Brasil. E-mail: hugo.costa@uerj.br

Referências

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Publicado

2022-12-27

Como Citar

Florez Rodrigues, P., & Heleno Costa Camilo, H. . (2022). APRESENTAÇÃO DOSSIÊ: QUAL CURRÍCULO É A BNCC?. Linguagens, Educação E Sociedade, 26(52), 7-17. https://doi.org/10.26694/rles.v26i52.3728