MEMORIAL ESCOLAR: A ESCOLA COMO LUGAR DE MEMÓRIAS E DE EDUCAÇÃO DA MEMÓRIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/rles.v28i57.5595

Palavras-chave:

Memorial escolar, Memórias, Cultura escrita, Crianças

Resumo

O artigo tem por objetivo apresentar uma reflexão sobre o memorial escolar, enquanto dispositivo pedagógico, escrito por crianças do 5º. Ano do Ensino Fundamental. O corpus está constituído por 09 livros de memórias, produzidos e publicados, entre 2017 e 2022, e por 07 entrevistas realizadas com 07 crianças durante o processo de escrita. Apresentamos, primeiramente, a metodologia da pesquisa, em seguida, situamos, brevemente, o memorial escolar numa tradição discursiva do ensino superior no Brasil. No terceiro subitem, consideraremos a escola como lugar de memórias e o memorial como uma escrita de educação da memória e repertoriamos aspectos didáticos que orientam a escrita do memorial escolar. Finalmente, pomos em discussão o que as análises permitem inferir sobre o que representou para as crianças a escrita de um gênero memorialístico em que ecoam suas vozes, incertezas e alegrias, que desejam guardar para a vida. Concluímos sobre a importância da escola como lugar de experiências, de memórias e da escrita de si como processo de subjetivação, de socialização e de educação da memória.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria da Conceição Passeggi, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Doutora em Linguística pela Université de Montpellier 3, Montpellier (1981). Professora titular da Universidade Cidade de São Paulo e da Universidade Federaldo Rio Grande do Norte. Pesquisadora do CNPq Pq1-D. Líder do GrupoInterdisciplinar de pesquisa, Formação, Auto.biografia, Representações eSubjetividades (GRIFARS-UFRN-CNPq).

Patrícia Lúcia Galvão da Costa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Doutoranda em Educação e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Licenciada em Pedagogia pela UFRN, graduada em Turismo pela Universidade Potiguar e Especialista em Educação Infantil pela UFRN. Atualmente é professora do Núcleo de Educação da Infância da UFRN, atuando no Ensino Fundamental.

Referências

AMARILHA, M. Alice que não foi ao país das maravilhas: a leitura crítica na sala de aula. Petrópolis, RJ: Vozes, 2006.

ARROYO, Miguel G. Imagens quebradas: trajetórias e tempos de alunos e mestres. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. http://basenacionalcomum.mec.gov.br/

BRONCKART, J. P. Atividade de linguagem, textos e discursos. Por um interacionismo sócio-dicursivo. Trad. Anna Rachel Machado. São Paulo: Educ, 1999.

BRUNER, J. Atos de significação. Tradução de Sandra Costa Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

BRUNER, Jerome. Fabricando histórias. Direito, Literatura, Vida. Trad. Fernando Cássio, São Paulo: Letra e Voz, 2014.

CRUZ, S. H. V. A criança fala: a escuta de crianças em pesquisa. São Paulo: Cortez, 2008.

DELORY-MOMBERGER, C. Biografia e educação. Figuras du sujet-projeto. Natal : Edufrn, 2014.

DELORY-MOMBERGER, C. Histoire de vie et recherche biographique en éducation. Paris: Economica, Anthropos, 2005.

JOVCHELOVITCH, S.; BAUER, M. W. Entrevista narrativa. In: BAUER, M. W.; GASKELL, G. (Org.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Petrópolis: Vozes, 2014. P. 90 a 113.

LANI-BAYLE, M. A criança e sua história: por uma clínica narrativa. Natal, RN: EDUFRN, 2018.

LAROSSA, J. Tremores: escritos sobre experiência. 1ª ed.; 6ª reimp. Belo Horizonte: Autêntica, 2022.

LEHNER, J. Proust était un neuroscientifique. Ces artistes qui ont devancé les hommes de sciences. Paris: Éditions Robert Laffont, 2011.

PASSEGGI, M. C. A formação do formador na abordagem autobiográfica: a experiência dos memoriais de formação. In: SOUZA, E. C.; ABRAHÃO, M. H. M. B. (Org.). Tempos, narrativas e ficções: a invenção de si. Porto Alegre: EDIPUCRS; Salvador: EDUNEB, 2006. p. 203-218.

PASSEGGI, M. C. As duas faces do memorial acadêmico. Odisséia, v. 9, n.13-14, p.65-75, 2006b.

PASSEGGI, M. C. Memoriais: injunção institucional e sedução autobiográfica. In: PASSEGGI, M. C.; SOUZA, E. C. (Org.). (Auto)Biografia: formação, territórios e saberes. São Paulo: Paulus, 2008a. p. 103-132.

PASSEGGI, M. C. Memorial de Formação. In: OLIVEIRA, D. A.; DUARTE, A. M. C.; VIEIRA, L. M. F. Dicionário: trabalho, profissão e condição docente. Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educação, 2010. CDROM. https://gestrado.net.br/dicionario-de-verbetes/

PASSEGGI, M. C. A experiência em formação. Educação, Porto Alegre, v. 34, n. 2, p. 147-156, maio/ago. 2011. https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/8697

PASSEGGI, Maria et al. Narrativas de crianças sobre as escolas da infância: cenários e desafios da pesquisa (auto)biográfica. Educação, v. 39, n. 1, jan./abr. 2014.

http://dx.doi.org/10.5902/1984644411345

LEAL, C.; PASSEGGI, M. C.; ROCHA, S. Por uma escuta sensível de crianças com doenças crônicas. Educação, vol. 45, pp. 1-24, 2020

https://doi.org/10.5902/1984644440240

PASSEGGI, M. C. A ética na pesquisa com narrativas de vida em Educação. In: ANPED, Ética e pesquisa em Educação: subsídios. Volume 3, Comissão de ética em Pesquisa Anped, Rio de Janeiro: Anped, 2023. https://www.researchgate.net/publication/372310757_ETICA_E_PESQUISA_EM_EDUCACAO_Subsidios_-_VOLUME_3#fullTextFileContent

POIRIER, J., CLAPIER-VALLANDON, S., RAYBAUT, P. Les récits de vie théorie et pratique. Paris: PUF, 1996.

WULF, C. Préface. In: Delory-Momberger, C. Histoire de vie et recherche biographique en éducation. Paris: Economica, Anthropos, 2005.

Downloads

Publicado

2024-05-03

Como Citar

Passeggi, M. da C., & Costa, P. L. G. da . (2024). MEMORIAL ESCOLAR: A ESCOLA COMO LUGAR DE MEMÓRIAS E DE EDUCAÇÃO DA MEMÓRIA . Linguagens, Educação E Sociedade, 28(57), 1–30. https://doi.org/10.26694/rles.v28i57.5595

Artigos Semelhantes

<< < 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.