IDENTIDADE NARRATIVA DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.26694/rles.v28i57.5501Palavras-chave:
Entrevista narrativa. , Identidade Narrativa, Professoras da Educação Infantil.Resumo
O presente artigo é fruto de uma pesquisa biográfic0-narrativa, em que seis professoras de uma pré-escola da Educação Infantil da zona urbana da rede pública municipal de uma cidade do interior do Maranhão narram suas experiências pessoais e profissionais e apresentam indícios de identidade narrativa. O objetivo é compreender a identidade narrativa dessas professoras. Usa-se a entrevista narrativa como dispositivo para a produção de dados, e a análise é realizada a partir da proposta de Fritz Schütze. Os dados revelam que as narrativas autobiográficas representam, expressam e constituem o eu; ajudam a encontrar o fio condutor que estabelece as relações necessárias entre o que a professora da Educação Infantil era e o que é hoje. Pode-se dizer que a narrativa estabelece a mediação entre o passado, o presente e o futuro, entre as experiências e o significado que agora vão adquirindo na relação de seus projetos futuros, constituindo a identidade docente. No ato de narrar, toma-se consciência dessa constituição. As professoras, ao se incorporarem ao grupo de docentes dessa etapa da Educação Básica, vão construindo seus pensares e saberes, as maneiras de pensar e falar do grupo, vão constituindo suas identidades profissionais. A identidade narrativa não é só o que uma pessoa faz ou como os outros a veem, mas é a envergadura para construir uma crônica particular da vida, uma história contínua de si.
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