IDENTIDADE NARRATIVA DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/rles.v28i57.5501

Palavras-chave:

Entrevista narrativa. , Identidade Narrativa, Professoras da Educação Infantil.

Resumo

O presente artigo é fruto de uma pesquisa biográfic0-narrativa, em que seis professoras de uma pré-escola da Educação Infantil da zona urbana da rede pública municipal de uma cidade do interior do Maranhão narram suas experiências pessoais e profissionais e apresentam indícios de identidade narrativa. O objetivo é compreender a identidade narrativa dessas professoras. Usa-se a entrevista narrativa como dispositivo para a produção de dados, e a análise é realizada a partir da proposta de Fritz Schütze. Os dados revelam que as narrativas autobiográficas representam, expressam e constituem o eu; ajudam a encontrar o fio condutor que estabelece as relações necessárias entre o que a professora da Educação Infantil era e o que é hoje. Pode-se dizer que a narrativa estabelece a mediação entre o passado, o presente e o futuro, entre as experiências e o significado que agora vão adquirindo na relação de seus projetos futuros, constituindo a identidade docente. No ato de narrar, toma-se consciência dessa constituição. As professoras, ao se incorporarem ao grupo de docentes dessa etapa da Educação Básica, vão construindo seus pensares e saberes, as maneiras de pensar e falar do grupo, vão constituindo suas identidades profissionais. A identidade narrativa não é só o que uma pessoa faz ou como os outros a veem, mas é a envergadura para construir uma crônica particular da vida, uma história contínua de si.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jónata Ferreira de Moura, Universidade Federal do Maranhão

Doutor em Educação. Professor do Mestrado Profissional em Educação do Centro de Ciências de Imperatriz da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Adair Mendes Nacarato, Universidade São Francisco

Doutora em Educação, Professora do curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade São Francisco.

Referências

BOLÍVAR, Antonio Botía. La identidad profesional del profesorado de secundaria: crisis y reconstrucción. Málaga: Ediciones Aljibe, 2006.

BOLÍVAR, Antonio Botía; CRUZ, Manuel Fernández; RUIZ, Enriqueta Molina.

Investigar la identidad profesional del profesorado: una triangulación secuencial. Forum: Qualitative Social Research, v. 6, n. 1, 2005. Disponível em: http://nbnresolving.de/urn:nbn:de:0114-fqs0501125. Acesso em: 12 abr. 2020.

BOSI, Ecléa. Memória e sociedade: lembranças dos velhos. 3. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.

CONCEIÇÃO, Edilene Maria da; AMITRANO, Geórgia Cristina. A relação entre a identidade narrativa de Paul Ricouer e a identidade política de Hannah Arendt. Revista Estudos Filosóficos, São João del-Rei, n. 6, p. 65-74, 2011. Disponível em: http://www.seer.ufsj.edu.br/estudosfilosoficos/article/view/2278. Acesso em: 15 jan. 2024.

CHAMON, Magda. Trajetória de feminização do magistério: ambiguidades e conflitos. Belo Horizonte: Autêntica: FUMEC/FCH, 2005.

DELORY-MOMBERGER, Christine. Abordagens metodológicas na pesquisa biográfica. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 17, n. 51, p. 523-740, set./dez. 2012. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v17n51/02.pdf. Acesso em: 18 nov. 2015.

DELORY-MOMBERGER, Christine. Biografia e educação: figuras do indivíduo-projeto. Tradução: Maria da Conceição Passeggi, João Gomes da Silva Neto e Luís Passeggi. São Paulo: Paulus, 2008.

DOMINICÉ, Pierre. O processo de formação de alguns dos seus componentes relacionais. In: NÓVOA, António; FINGER, Matthias (org.). O método (auto)biográfico e a formação. Natal: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2010. p. 83-95. (Coleção Pesquisa (auto)biográfica ∞ Educação. Clássicos das histórias de vida).

DUBAR, Claude. A socialização: construção das identidades sociais e profissionais. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

FERRAROTTI, Franco. Sobre a autonomia do método biográfico. In: NÓVOA, António; FINGER, Matthias (org.). O método (auto)biográfico e a formação. Natal: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2010. p. 31-57. (Coleção Pesquisa (auto)biográfica ∞ Educação. Clássicos das histórias de vida).

GABRIEL, Gilvete de Lima. Narrativas autobiográficas como prática de formação continuada e de atualização de si: os grupos-referências e o grupo reflexivo na mediação da constituição identitária docente. Curitiba: CRV, 2011.

LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, n. 19, p. 20-28, jan./fev./mar./abr. 2002.

LIMA, Suzana Silva. O gênero masculino na docência em turmas de educação infantil da rede pública municipal de ensino da cidade de Imperatriz. 2012. 91 f. Monografia (Trabalho de Conclusão de Curso de Pedagogia) − Universidade Federal do Maranhão, Imperatriz, 2012.

MARCELO, Carlos. A identidade docente: constantes e desafios. Tradução: Cristina Antunes. Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação Docente, Belo Horizonte, v. 1, n. 1, p. 109-131, ago./dez. 2009.

MOURA, Jónata Ferreira. A feminização da docência na educação infantil da rede municipal de ensino de Imperatriz: uma discussão panorâmica. InterEspaço, Grajaú, v. 2, n. 5, p. 490-513, jan./abr. 2016. DOI:

https://doi.org/10.18766/2446-6549/interespaco.v2n5p490-513. Acesso em: 10 jun. 2019.

MOURA, Jónata Ferreira de. Narrativas de vida de professores da educação infantil na constituição da formação docente: as marcas e as ausências da matemática escolar. 2015. 177 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade São Francisco, Itatiba, 2015.

MOURA, Jónata Ferreira de; NACARATO, Adair Mendes. A entrevista narrativa: dispositivo de produção e análise de dados sobre trajetórias de professoras. Cadernos de Pesquisa, São Luís, v. 24, n. 1, p. 15-30, jan./abr. 2017. DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229.v24n1p15-30. Acesso em: 20 dez. 2018.

MOURA, Jónata Ferreira de; NACARATO, Adair Mendes. Narrativas revelando projetos de si na trajetória de formação docente. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica, Salvador, v. 4, n. 12, p. 1125-1140, set./dez. 2019. DOI: https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2019.v4.n12.p1125-1140. Acesso em: 25 jul. 2023.

MOURA, Jónata Ferreira de; NACARATO, Adair Mendes. Narrativas de Professoras da Educação Infantil sobre o Ensino de Matemática para Crianças Pequenas. Ensino Da Matemática Em Debate, São Paulo, v. 8, n. 3, p. 1–25, 2021. DOI:

https://doi.org/10.23925/2358-4122.2021v8i3p1-25. Acesso em: 20 maio 2022.

PRATES, Ellen Marques de Oliveira Rocha. Narrativas de graduandos do curso de pedagogia: representações sobre a profissão docente e o silenciamento sobre a matemática escolar. 2014. 196 f. Tese (Doutorado em Educação) − Universidade São Francisco, Itatiba, 2014.

RICOEUR, Paul. A identidade narrativa e o problema da identidade pessoal. Tradução: Carlos João Correia. Arquipélago, [S. l.], n. 7, p. 177-194, 2000.

RICOEUR, Paul. Sí mismo como otro. Tradução: Antonio Neira. Madrid: Siglo XXI, 1996.

RIOS, Terezinha Azevêdo. Compreender e ensinar: por uma docência da melhor qualidade. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2001.

SCHÜTZE, Fritz. Pesquisa biográfica e entrevista narrativa. In: WELLER, Wivian; PFAFF, Nicolle (org.). Metodologias da pesquisa qualitativa em educação: teoria e prática. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2011. p. 210-222.

SOUZA, Elizeu Clementino de. Modos de narração e discursos da memória: biografização, experiências e formação. In: PASSEGGI, Maria da Conceição; SOUZA, Elizeu Clementino de. (Auto)Biografia: formação, territórios e saberes. Natal: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2008. p. 85-101. (Coleção Pesquisa (Auto)Biográfica ∞ Educação).

VALLE, Ione Ribeiro. Da “identidade vocacional” à “identidade profissional”: a constituição de um corpo docente unificado. Perspectiva, Florianópolis, v. 20, p. 209-230, jul./dez. 2002.

Downloads

Publicado

2024-05-03

Como Citar

Ferreira de Moura, J., & Mendes Nacarato, A. (2024). IDENTIDADE NARRATIVA DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL. Linguagens, Educação E Sociedade, 28(57), 1–21. https://doi.org/10.26694/rles.v28i57.5501

Artigos Semelhantes

<< < 69 70 71 72 73 74 75 76 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.