IDENTIDADE NARRATIVA DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/rles.v28i57.5501

Palavras-chave:

Entrevista narrativa. , Identidade Narrativa, Professoras da Educação Infantil.

Resumo

O presente artigo é fruto de uma pesquisa biográfic0-narrativa, em que seis professoras de uma pré-escola da Educação Infantil da zona urbana da rede pública municipal de uma cidade do interior do Maranhão narram suas experiências pessoais e profissionais e apresentam indícios de identidade narrativa. O objetivo é compreender a identidade narrativa dessas professoras. Usa-se a entrevista narrativa como dispositivo para a produção de dados, e a análise é realizada a partir da proposta de Fritz Schütze. Os dados revelam que as narrativas autobiográficas representam, expressam e constituem o eu; ajudam a encontrar o fio condutor que estabelece as relações necessárias entre o que a professora da Educação Infantil era e o que é hoje. Pode-se dizer que a narrativa estabelece a mediação entre o passado, o presente e o futuro, entre as experiências e o significado que agora vão adquirindo na relação de seus projetos futuros, constituindo a identidade docente. No ato de narrar, toma-se consciência dessa constituição. As professoras, ao se incorporarem ao grupo de docentes dessa etapa da Educação Básica, vão construindo seus pensares e saberes, as maneiras de pensar e falar do grupo, vão constituindo suas identidades profissionais. A identidade narrativa não é só o que uma pessoa faz ou como os outros a veem, mas é a envergadura para construir uma crônica particular da vida, uma história contínua de si.

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Biografia do Autor

Jónata Ferreira de Moura, Universidade Federal do Maranhão

Doutor em Educação. Professor do Mestrado Profissional em Educação do Centro de Ciências de Imperatriz da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Adair Mendes Nacarato, Universidade São Francisco

Doutora em Educação, Professora do curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade São Francisco.

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Publicado

2024-05-03

Como Citar

Ferreira de Moura, J., & Mendes Nacarato, A. (2024). IDENTIDADE NARRATIVA DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL. Linguagens, Educação E Sociedade, 28(57), 1–21. https://doi.org/10.26694/rles.v28i57.5501

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