UMA VIAGEM ERRANTE: O DESVIO COMO MÉTODO EM PESQUISAS NARRATIVAS E (AUTO)BIOGRÁFICAS – CONTRIBUIÇÕES DE WALTER BENJAMIN

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/rles.v28i57.5499

Palavras-chave:

Desvio como método , Infâncias, Práticas de memória, Pesquisa narrativa , Pesquisa (auto)biográfica

Resumo

O presente artigo convida à reflexão sobre o desvio como método em pesquisas narrativas e (auto)biográficas, a partir das contribuições de Walter Benjamin, por meio da socialização de lampejos de uma viagem errante, vivida em uma pesquisaformação que tematizou as infâncias, na relação com as memórias, as narrativas e os cotidianos escolares. Em um contexto em que a aceleração desenfreada faz com que as experiências sejam cada vez mais esfiapadas, soterradas e dadas como ruínas, o pensamento benjaminiano potencializa o inusitado dos cotidianos que se fazem presentes na vida, na formação, na pesquisa, na produção de conhecimentos em educação. O entrecruzamento dialógico de narrativas (auto)biográficas de múltiplas infâncias, escritas em mônadas, faz emergir potencialidades da racionalidade estética e das relações entre a memória e narração. O texto convida a um voltar-se para as nossas experiências vividas na pesquisa, sempre de novo, com uma alteridade renovada, assim como as crianças fazem cotidianamente em suas relações, em movimentos que subvertem caminhos antes fixados. Ao mesmo tempo que o desvio como método pode parecer um risco, ao nos perdermos, podemos produzir, juntos, conhecimento e (trans)formações preciosas, instituintes, sem pretensão de intencionalidade pautada na racionalidade instrumental.  A imersão no cotidiano escolar da educação infantil na companhia das crianças, de Benjamin e da escrita de mônadas apontou, assim, para reflexões que podem nos inspirar no que tanto desejamos, modos outros de habitar a Terra, a escola, a universidade.

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Biografia do Autor

Camila Petrucci dos Santos Rosa, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Doutoranda em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Licenciada em Pedagogia Plena, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP - Campus/Bauru. Atuou como docente de Educação Infantil (PEBI) pela Prefeitura Municipal de Campinas (SP). Foi bolsista e colaboradora do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID). Realizou pesquisas nas áreas de Organização Escolar e Gestão Democrática, pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), como bolsista CNPq. Fez parte do Grupo de Estudos "Educação integral: alguns sentidos para o cotidiano escolar"; Grupo Alfabetização em Diálogo (GRUPAD); e Grupo de Estudos Bakhtinianos (GRUBAKH), vinculados a FE-UNICAMP. Atualmente participa do Grupo Interinstitucional de Pesquisaformação Polifonia, vinculado ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada (GEPEC/UNICAMP) e ao Núcleo de Pesquisa e Extensão Vozes da Educação (FFP/UERJ). Participante do Projeto de Pesquisa (CNPq) ?Experiências instituintes de formação docente, uma abordagem narrativa (auto)biográfica: diálogos latino-americanos?

Adriana Carvalho Koyama , Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2013), graduada em História pela mesma universidade (1984). Tem experiência nas áreas de Educação e de História, com ênfase em memória, arquivos e práticas educacionais. Atualmente é Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar e Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Unicamp; Coordenadora associada do Grupo de Pesquisa Arquivos, Educação e Práticas de Memória: diálogos transversais - UFMG/Unicamp. Corresponding Member do Sub-Comitee on Education and Research - Memory of World Program/Unesco.Membro do International Council of Archives (ICA). Autora de Arquivos online: ação educativa no universo virtual ( ARQ-SP, 2015).

Inês Ferreira de Souza Bragança, Doutora em Ciências da Educação pela Universidade de Évora – Portugal (UE). Professora Livre Docente da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Professora Livre-Docente na Área de Educação Escolar da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e docente colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação Processos Formativos e Desigualdades Sociais da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP/UERJ). Pós-Doutora pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Doutora em Ciências da Educação pela Universidade de Évora-Portugal, Mestre em Educação e Pedagoga, pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Atualmente realiza pós-doutoramento na Universidade de Buenos Aires. Coordena o Centro de Memória da Educação da FE/UNICAMP e é membro da Diretoria da Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOGRAPH). Coordena, também, o Grupo Interinstitucional de Pesquisaformação Polifonia - GEPEC/UNICAMP e Núcleo Vozes FFP/UERJ e a pesquisa em rede Experiências instituintes de formação docente, uma abordagem narrativa (auto)biográfica: diálogos latino-americanos - CNPq. Seus trabalhos tematizam a formação docente e a abordagem narrativa (auto)biográfica, pesquisar e formar em partilha. É autora do livro Histórias de Vida e Formação de Professores: Diálogos entre Brasil e Portugal.

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Publicado

2024-05-03

Como Citar

Petrucci dos Santos Rosa, C., Carvalho Koyama , A., & Ferreira de Souza Bragança, I. . (2024). UMA VIAGEM ERRANTE: O DESVIO COMO MÉTODO EM PESQUISAS NARRATIVAS E (AUTO)BIOGRÁFICAS – CONTRIBUIÇÕES DE WALTER BENJAMIN. Linguagens, Educação E Sociedade, 28(57), 1–27. https://doi.org/10.26694/rles.v28i57.5499

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