CONSENSOS SOBRE O ENSINO DO ATLETISMO NA ESCOLA A PARTIR DA PERCEPÇÃO DE ESPECIALISTAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/rles.v28i58.5392

Palavras-chave:

Educação Física;, Atletismo escolar;, Ensino.

Resumo

Embora o atletismo seja um esporte tradicional nos currículos de Educação Física os saberes relacionados ao ensino desse esporte nunca estiveram bem definidos. Essa indefinição pode ser percebida na BNCC que, mesmo sendo um documento com força de lei, estabelece pouca especificidade sobre o que ensinar nas aulas de atletismo. Por isso, o objetivo deste artigo é analisar os consensos sobre o ensino do atletismo na escola a partir da percepção de especialistas. A metodologia utilizada foi a técnica delphi. Como instrumentos para coleta de dados foram utilizadas entrevistas abertas e questionário likert. A amostra da pesquisa compõe-se de 28 especialistas com experiência acadêmica e como treinador/árbitro ou como atleta da modalidade atletismo em competições oficiais. A seleção dos participantes ocorreu por meio da técnica bola de neve e sua finalização por saturação. Os dados foram analisados pelo método de análise estatística descritiva simples. Os especialistas apontaram que o atletismo precisa ser vivenciado como um conteúdo específico, e não como um preparatório para outros esportes. E apontaram a necessidade de o professor da educação básica (EB) utilizar estratégias diferenciadas para possibilitar maior interação entre os alunos e viabilizar uma maior participação nas aulas. Dentre essas estratégias destacam-se a ludicidade e o trabalho em grupo. Os resultados apontaram que a principal dificuldade em trabalhar o atletismo na escola está na formação pedagógica dos professores de educação física. Os especialistas reivindicam maior espaço para o atletismo no currículo da educação básica e uma unidade temática da modalidade na BNCC.

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Biografia do Autor

Adelson Almeida da Costa, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

Mestre em Educação Física pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Professor da rede de ensino básico do Piauí, SEDUC-PI. Seus interesses de pesquisa incluem: formação de professores e práticas educativas. É membro do Laboratório de Estudos Culturais e Pedagógicos da Educação Física. E-mail: adelsonalmeida2009@hotmail.com.

Diego Luz Moura, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

Doutor em Educação Física pela Universidade Gama Filho (UGF). Professor Adjunto da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Atua no curso de Licenciatura e no Mestrado em Educação Física. Seus interesses de pesquisa incluem: formação de professores e práticas educativas. Conta com publicação em diversos periódicos nacionais e internacionais indexados. É coordenador do Laboratório de Estudos Culturais e Pedagógicos da Educação Física. mail:lightdiego@yahoo.com.br.

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Publicado

2024-09-03

Como Citar

Costa, A. A. da, & Moura, D. . L. (2024). CONSENSOS SOBRE O ENSINO DO ATLETISMO NA ESCOLA A PARTIR DA PERCEPÇÃO DE ESPECIALISTAS. Linguagens, Educação E Sociedade, 28(58), 1–29. https://doi.org/10.26694/rles.v28i58.5392

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