O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA/HISTÓRIA/UNILAB/CE EM TEMPOS DA PANDEMIA DE COVID/19: A FORMAÇÃO DOCENTE EM PERSPECTIVA HISTÓRICO-EDUCATIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/rles.v28i58.5366

Palavras-chave:

Programa Residência Pedagógica, COVID-19, Ensino de História, Lei 11.645/08, Experiências

Resumo

No texto, apontamos uma síntese de nosso trabalho investigativo em desenvolvimento no Programa de Mestrado Interdisciplinar em Humanidades, da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro–Brasileira/MIH/Unilab/CE. Partindo da perspectiva onde o professor também precisa tornar-se trabalhador da educação este artigo objetiva-se analisar as experiencias realizadas pelos estudantes em formação do curso em licenciatura em História da UNILAB-CE localizada em Redenção - CE. Os docentes em formação participaram do Programa Residência Pedagógica-CAPES nos anos de 2020 à 2022 e publicaram um ebook com suas experiências na escola-campo.  A luz do materialismo histórico-dialético buscamos analisar de forma conjuntural as experiências e desafios retratadas no ebook, problematizando tanto o PRP-CAPES quanto os problemas estruturais que percorrem a educação. Nossas análises, desejam, dialeticamente, problematizar o Programa Residência Pedagógica-CAPES/UNILAB/CE em tempos pandêmicos do COVID-19, buscando compreender a consequência dessa conjuntura para o Programa somado a obrigatoriedade do ensino remoto intensificou a precarização do ensino e afetou o processo de ensino/aprendizagem e a formação docente dos estudantes. Outrora, procuramos entender como as experiências vividas pelos residentes nas escolas-campo fomentaram a implementação da Lei 11.645/08 que trata da obrigatoriedade do ensino de História Afro-brasileira e Povos indígenas. Nossas conclusões, após análises, nos levaram a considerar primeiramente o agravamento dos problemas educacionais, tanto estruturais quanto no processo de ensino-aprendizagem, para o PRP, para a formação dos docentes e os alunos das escolas-campo. Contudo podemos observar que várias estratégias didáticas como grupos de estudos e debates foram desenvolvidas para minimizar os efeitos do contexto vivido.

 

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Biografia do Autor

Eriton Luís Véras Lima, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira - UNILAB

Especialista em História Social da Cultura pela Universidade Federal do Piauí - UFPI e Mestrando em Humanidades pela Universidade da Integração da Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB. Professor efetivo do Município de Redenção – CE. Seus interesses de pesquisa incluem: "formação de professores” e “práticas educativas”. É vinculado ao Grupo Interdisciplinar Marxista - GIM/UNILAB/CE. E-mail: prof.eriton@gmail.com.

Roberto Kennedy Gomes Franco, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira

Pós-doutor em História da Educação Escolar Indígena pela Universidade de Lisboa - ULisboa. Professor Adjunto na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira-UNILAB/CE. Coordenador do Grupo Interdisciplinar Marxista-GIM/UNILAB; Membro do GEPI (Grupo de Estudos com os Povos Indígenas).

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Publicado

2024-09-03

Como Citar

Véras Lima, E. L., & Gomes Franco, R. K. (2024). O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA/HISTÓRIA/UNILAB/CE EM TEMPOS DA PANDEMIA DE COVID/19: A FORMAÇÃO DOCENTE EM PERSPECTIVA HISTÓRICO-EDUCATIVA: . Linguagens, Educação E Sociedade, 28(58), 1–22. https://doi.org/10.26694/rles.v28i58.5366

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