POLÍTICAS PARA EDUCAÇÃO INFANTIL: O CURRÍCULO DE REFERÊNCIA ÚNICO DO ACRE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/rles.v27i55.4873

Palavras-chave:

Currículo, Educação Infantil, CRUA

Resumo

Este artigo trata-se de uma pesquisa sobre o Currículo de Referência Único do Acre de Excelência para Todos especificamente a parte da Educação Infantil (CRUA/EI), que teve como sustentação a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), brasileira.  Foram analisados estes dois documentos, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (9394/96) e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (2009). Metodologicamente, a pesquisa caracteriza-se como abordagem qualitativa, exploratória, a qual contou com levantamento de teses, dissertações e artigos disponíveis no Banco de dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Nível Superior (CAPES). Para análise dos dados, foi utilizada Análise de Conteúdo de Bardin (1977), em que foram elaboradas, a posteriori as categorias centrais e intermediárias. Os resultados demonstram que o CRUA/EI atende o que é indicado na BNCC. Este Currículo, sob a ótica de Sacristán (2000), caracteriza-se como um currículo prescritivo. Quanto a participação da comunidade na sua construção, não foram abertos espaços de discussões nas fases iniciais e, percebemos que quando aberta a participação só foi possível por meio da consulta on-line. Foi constatada mesmo que de forma limitada a predominância da participação da equipe Secretaria Municipal de Educação do Município de Rio Branco (SEME). Assim, constatamos que o processo de construção do (CRUA-EI) ocorreu de forma aligeirada. O documento deixou de lado a concepção democrática em sua formulação.

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Biografia do Autor

Cristiana Rodrigues Ferreira Neri, Universidade Federal do Acre

Mestra em Educação na Universidade Federal do Acre (UFAC). Pedagoga no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (Ifac), Rio Branco, Acre, Brasil. Rua Pará, 189, Nova Esperança, Rio Branco, Acre, Brasil, CEP: 69.915-264.  E-mail: cristiananeri2015@gmail.com

Giane Lucelia Grotti, Universidade Federal do Acre (UFAC)

Doutora em Educação (UFPR). Professora Adjunta da Universidade Federal do Acre (UFAC) – Professora do Programa de Pós Graduação em Educação - PPGE-Mestrado UFAC. Rio Branco-Acre, Brasil. E-mail: giane.grotti@ufac.br.

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Publicado

2023-12-27

Como Citar

Rodrigues Ferreira Neri, C., & Grotti, G. L. . . (2023). POLÍTICAS PARA EDUCAÇÃO INFANTIL: O CURRÍCULO DE REFERÊNCIA ÚNICO DO ACRE . Linguagens, Educação E Sociedade, 27(55), 1–30. https://doi.org/10.26694/rles.v27i55.4873

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