POLÍTICAS EDUCACIONAIS NEOLIBERAIS E AVALIAÇÃO EXTERNA: EXPERIÊNCIAS DO SAERS EM ESCOLAS PÚBLICAS DE RIO GRANDE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/rles.v27i55.4671

Palavras-chave:

políticas educacionais, Neoliberalismo, avaliação em larga escala, SAERS

Resumo

A presente pesquisa, de cunho qualitativo, tem como objetivo investigar os reflexos da aplicação do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Rio Grande do Sul (SAERS) em seis escolas públicas do município de Rio Grande, no estado do Rio Grande do Sul. Para tanto, contou com suporte metodológico da Análise Temática Reflexiva (ATR) orientada pelos estudos de Marques e Graeff (2022) e Souza (2019). Os dados foram produzidos entre os meses de dezembro de 2022 a março de 2023, através de questionários compostos por seis perguntas, que foram respondidas por escrito por 12 professoras de 2º e 5º ano do Ensino Fundamental. Realizou-se, também, uma análise documental do Decreto nº 56.679 que instituiu o SAERS. O referencial teórico baseou-se, principalmente, em Afonso (2013), Harvey (2014) e Laval (2004) que auxiliaram na análise do contexto neoliberal das atuais políticas públicas de avaliação. Como resultado mais evidente foi possível perceber impactos da prova para discentes e docentes, seja porque interferiram na prática docente ou porque abalaram psicologicamente os discentes envolvidos.

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Biografia do Autor

Magda de Abreu Vicente, Universidade Federal do Rio Grande

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). É Professora da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Seus interesses de pesquisa incluem: Políticas públicas educacionais com ênfase em Gestão educacional, História e Filosofia da educação. É líder do grupo de pesquisa GEHPolíticas. E-mail: magdabreufurg@gmail.com

Juliana Silveira Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande

Mestranda em Educação na Universidade Federal do Rio Grande (FURG). É Técnica em Assuntos Educacionais da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Seus interesses de pesquisa incluem: políticas públicas educacionais, formação de professores e práticas educativas. E-mail: juliana.oliveira@furg.br.

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Publicado

2023-12-27

Como Citar

de Abreu Vicente, M., & Silveira Oliveira, J. (2023). POLÍTICAS EDUCACIONAIS NEOLIBERAIS E AVALIAÇÃO EXTERNA: EXPERIÊNCIAS DO SAERS EM ESCOLAS PÚBLICAS DE RIO GRANDE. Linguagens, Educação E Sociedade, 27(55), 1–24. https://doi.org/10.26694/rles.v27i55.4671

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