O PANORAMA DE FECHAMENTO E NUCLEAÇÃO DAS ESCOLAS DO CAMPO NO MUNICÍPIO DE PITANGA/PR ENTRE 1995 E 2020

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/rles.v28i56.4565

Palavras-chave:

Educação do campo, Fechamento de escolas, Nucleação

Resumo

O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa de mestrado em educação cujo principal objetivo é analisar o fechamento e a nucleação das escolas do campo no município de Pitanga, localizado no estado do Paraná. A pesquisa foi realizada por meio de abordagem qualitativa e documental, com o intuito de compreender o processo histórico de fechamento das escolas do campo entre os anos de 1995 e 2020. O período de análise foi estabelecido a partir da independência do último município que se desmembrou de Pitanga. Para obter informações sobre as escolas fechadas nesse período específico, foram realizadas pesquisas documentais na Secretaria de Educação. Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa qualitativa, enquanto que em relação aos objetivos, pode ser classificado como exploratória, e em termos de procedimentos técnicos, caracterizando-se como bibliográfico. Neste estudo, busca-se estabelecer uma discussão acerca da relação entre o fechamento e a nucleação de escolas, que se torna uma tendência consolidada em diversos municípios do Paraná. Os dados obtidos indicam que a tendência de fechamento de escolas no município de Pitanga é contínua, sendo fechadas mais de 80 escolas do campo em pouco mais de duas décadas. Foram utilizados como documentos norteadores a Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB 9.394/96 e as Diretrizes Curriculares da Educação do Campo (2006). Entre os principais autores estão: Caldart (2012), Hage (2014), Paula (2015) e Vasconcellos (1993).

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Biografia do Autor

Samoel Cordeiro de Souza Primo, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Doutorando em Educação (UEM). Mestre em Educação e Graduado em Pedagogia (UNICENTRO). Pedagogo da rede municipal de Educação de Turvo-PR. Turvo, Paraná, Brasil. ORCID:  E-mail: samoelcordeirosouza@gmail.com.

Marcos Gehrke, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Graduação em Pedagogia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1996); Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2010); Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2014); Pós-Doutorado pela Universidade Estadual de Maringá (2023). Professor adjunto da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE). Coordenador do Curso de Pedagogia para Indígena. Membro da Rede Latino-Americana de Estudos e Pesquisas marxistas em Educação do Campo. Membro do Programa Interinstitucional de pesquisa e formação intercultural/bilíngue de professores indígenas do Paraná.

Referências

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Publicado

2024-01-17

Como Citar

Cordeiro de Souza Primo, S., & Gehrke, M. . (2024). O PANORAMA DE FECHAMENTO E NUCLEAÇÃO DAS ESCOLAS DO CAMPO NO MUNICÍPIO DE PITANGA/PR ENTRE 1995 E 2020. Linguagens, Educação E Sociedade, 28(56), 1–26. https://doi.org/10.26694/rles.v28i56.4565

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