AVALIAÇÃO DE EGRESSO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA QUALITATIVA E BIBLIOMÉTRICA DA LITERATURA NACIONAL E INTERNACIONAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/rles.v28i58.4556

Palavras-chave:

Avaliação do ensino superior, Percepção de egressos, Revisão de literatura

Resumo

A avaliação de egresso é considerada uma fonte importante de informação na medida em que pode subsidiar as avaliações dos contextos educativos e institucionais das IES, não apenas para medir sua eficácia, mas, em especial, para construir e direcionar práticas ativas de melhoria no percurso acadêmico dos estudantes. Este artigo teve como objetivo analisar as publicações a partir de 2010 sobre avaliação de egresso de graduação e de pós-graduação com a finalidade de identificar os aspectos avaliados, os instrumentos de pesquisas e as metodologias mais utilizadas, apresentando um panorama da produção científica nacional e internacional. Como estratégia metodológica, foram seguidas as etapas de um protocolo de revisão sistemática qualitativo. Assim, foi possível elaborar um portfólio bibliográfico composto de 22 artigos. Os resultados demonstraram que apesar da importância de avaliar a percepção do egresso em relação aos programas realizados, há um número reduzido de estudos sobre o tema, sugerindo um maior aprofundamento em pesquisas e ampliação para outras áreas de conhecimento, uma vez que a maioria das pesquisas de egressos são realizadas na área da saúde. Além disso, foi possível mapear as dimensões abordadas na literatura em relação à avaliação de egresso e apresentar as sugestões para pesquisas futuras.

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Biografia do Autor

Sheyla Vanzella dos santos, Universidade de Brasília

Possui graduação em Administração pela Universidade Potiguar (2011). Pós-Graduada em Administração Financeira pela UNI-RN. Mestre em Gestão Pública pela Universidade de Brasília. Atua como administradora da Universidade de Brasília na área de Planejamento. Tem experiência na área de Administração. 

Maria Júlia Pantoja, Universidade de Brasília

Possui graduação em Psicologia pela Universidade de Brasília (1988), mestrado em Psicologia pela Universidade de Brasília (1998) e doutorado em Psicologia Organizacional e do Trabalho pela Universidade de Brasília (2004). Professora do Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública da Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Políticas Públicas na área de Treinamento, Desenvolvimento e Educação - TD&E, com publicações e pesquisas em avaliação da efetividade de programas de Treinamento e Desenvolvimento. 

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Publicado

2024-09-03

Como Citar

Vanzella dos santos, S., & Pantoja, M. J. (2024). AVALIAÇÃO DE EGRESSO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA QUALITATIVA E BIBLIOMÉTRICA DA LITERATURA NACIONAL E INTERNACIONAL. Linguagens, Educação E Sociedade, 28(58), 1–30. https://doi.org/10.26694/rles.v28i58.4556

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