AS ORIENTAÇÕES DO BANCO MUNDIAL PARA O GERENCIALISMO DA INFÂNCIA: CUSTO-BENEFÍCIO COMO PROMOTOR DA QUALIDADE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/rles.v27i55.4539

Palavras-chave:

Educação Infantil; Gerencialismo; Pobreza; Qualidade.

Resumo

O objetivo do texto é identificar os fundamentos do Banco Mundial para Educação Infantil brasileira. O estudo de abordagem qualitativa, contou com a pesquisa bibliográfica e documental. As fontes primárias se referem aos documentos do Banco sofre a infância e aos relatórios de acompanhamento do Plano Nacional de Educação. Considerando a perspectiva gerencial, adotada pelo Banco Mundial para orientar as políticas para a Educação Infantil, identificamos como principais alicerces das suas orientações, as noções de custo-benefício e a qualidade gerencial. Tais noções identificam a Educação Infantil como um mecanismo de mitigação da pobreza, que deve ser ofertado sem onerar o Estado, por isso, o Banco sugere a ampliação da oferta dessa etapa da Educação Básica pelo caminho das parcerias público-privado. O setor privado é considerado referência de qualidade, portanto, conseguiria efeitos mais eficientes para educação das crianças pobres. Tais fundamentos atribuem para a Educação Infantil a finalidade de gerenciar a infância da futura geração de trabalhadores a ser explorada pelo capital.

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Biografia do Autor

Fernanda Hubner de Lima, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Mestranda em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Professora de Educação Infantil pela Rede Municipal de Educação de Dois Vizinhos, Dois Vizinhos, Paraná, Brasil.

Débora Vanessa Felipe da Silva, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Mestranda em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Licenciada em Geografia pelo Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) e Licenciada em Pedagogia pela Faculdade Dom Bosco. Professora da Rede Municipal de Educação de Ubiratã, Ubiratã, Paraná, Brasil.

Simone Sandri, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Docente do curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Cascavel, Paraná, Brasil.

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Publicado

2023-12-27

Como Citar

Lima, F. H. de, Silva, D. V. F. da, & Sandri, S. . (2023). AS ORIENTAÇÕES DO BANCO MUNDIAL PARA O GERENCIALISMO DA INFÂNCIA: CUSTO-BENEFÍCIO COMO PROMOTOR DA QUALIDADE. Linguagens, Educação E Sociedade, 27(55), 1–25. https://doi.org/10.26694/rles.v27i55.4539