INCLUSÃO DE ALUNOS COM AUTISMO EM SALA DE AULA E O PLANO EDUCACIONAL INDIVIDUALIZADO (PEI)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/rles.v28i57.4334

Palavras-chave:

Transtorno do Espectro Autista (TEA), Planejamento escolar inclusivo, Prática Pedagógica

Resumo

A inclusão de alunos com autismo em classes regulares ainda apresenta muitos desafios. O plano educacional individualizado (PEI) é uma ferramenta norteadora que pode ser muito útil no processo de inclusão. Considerando-se essa importância, este trabalho teve como objetivo geral refletir sobre as possibilidades do PEI diante dos processos formativos de estudantes com TEA no ensino regular e, como objetivos específicos, compreender a função do PEI e verificar como ele pode ser operacionalizado no contexto de sala de aula. Para responder esses objetivos, realizou-se uma pesquisa bibliográfica sobre o tema. Os estudos analisados indicam que o conceito do PEI ainda é recente no panorama brasileiro e, embora tenha amparo em políticas públicas educacionais, ainda é pouco utilizado nas escolas. E, quando é usado, além de ser denominado de formas diferentes, sua estrutura também não é padronizada.  Ademais, verificou-se que, muitas vezes, faltam informações para elaborar um plano efetivo. Nesse sentido, fica evidente a necessidade de ampliar os estudos sob o viés de padronizá-lo minimamente e de operacionalizá-lo, visto que há divergências em relação à efetivação e ao monitoramento dos aspectos relacionados à vida escolar dos alunos com TEA.

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Biografia do Autor

Viviane Cristina de Mattos Battistello, Universidade Feevale

Doutora em Diversidade Cultural e Inclusão Social (FEEVALE/2023) e Mestrado em Letras (FEEVALE/2019). Graduada em Letras-Português / Inglês (FEEVALE/2005) e em Pedagogia (UNINTER / 2016). Especialista em Processo de Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem (FEEVALE/2009) Especialista em Educação Especial e Educação Inclusiva (UNINTER/2016) e Especialista em Transtorno do Espectro do Autismo: Inclusão Escolar e Social (UNINTER / 2019). Atua como psicopedagoga e pesquisadora voluntária (FEEVALE).  Tem experiência nas áreas de: Mediação de leitura, Aquisição da Leitura e da Escrita, Literacia, Letramento Emergente, Literacia Familiar, Tecnologia Assistiva, Distúrbios de Aprendizagem e Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e Tecnologias Educacionais; 

Elise Ribas Lisboa, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Psicóloga clínica formada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com mestrado em educação - estudos interdisciplinares pela Montana State University - Billings e doutorado em psicologia escolar e do desenvolvimento humano pela Universidade de São Paulo - USP. Atua na área clínica com avaliações psicológicas, psicoterapia e orientação à pais e profissionais.

Rosemari Lorenz Martins, UNIVERSIDADE FEEVALE

Graduada em Letras - Português/Alemão (1993) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e em Pedagogia (2021) pelo Centro Universitário Ítalo-Brasileiro; Especialista em Linguística do Texto (1996) pela Unisinos e em Psicopedagogia Clínica e Institucional (2021) e em Neuropsicopedagogia clínica e institucional pela Faculdade Metropolitana do Estado de São Paulo; Mestre em Ciências da Comunicação  pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos e Doutora em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2013). Atualmente é coordenadora e professora do Programa em Diversidade Cultural e Inclusão Social e professora do curso de Letras da Universidade Feevale. Atua como pesquisadora nos grupos de pesquisa Linguagens e Manifestações Culturais e Informática na Educação. 

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Publicado

2024-05-06

Como Citar

Battistello, V. C. de M., Lisboa, E. R., & Martins, R. L. (2024). INCLUSÃO DE ALUNOS COM AUTISMO EM SALA DE AULA E O PLANO EDUCACIONAL INDIVIDUALIZADO (PEI). Linguagens, Educação E Sociedade, 28(57), 1–23. https://doi.org/10.26694/rles.v28i57.4334

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