PRÁTICAS DE LEITURA NA ESCOLA E QUALIDADE NA/DA EDUCAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/rles.v28i57.4118

Palavras-chave:

qualidade da/na educação, leitura, educação libertadora

Resumo

O presente artigo tem por objetivo mostrar como o desenvolvimento de práticas de leitura no ambiente escolar se constitui numa ferramenta essencial para a construção de um sistema educativo de efetiva qualidade, alinhado com o contexto em que os estudantes estão inseridos. Trata-se de um estudo exploratório bibliográfico de cunho qualitativo que buscou esclarecer a conceituação histórica do termo qualidade na/da educação e apresentar as discussões relacionadas aos parâmetros de qualidade a serem adotados no sistema educacional brasileiro a partir de obras de referência de Luiz Fernandes Dourado; Marcelo Mocarzel e Jorge Najjar; e Romualdo Portela de Oliveira e Gilda Cardoso de Araújo. Dessa forma, também, por meio do levantamento bibliográfico, buscou-se a compreensão dos processos que envolvem a leitura como um ato social, ferramenta essencial para a democratização da educação e implantação de uma sociedade mais justa, nas obras de Paulo Freire enquanto que para a discussão acerca da leitura e letramento literário, foram utilizadas as publicações de Magda Soares, Isabel Solé e Rildo Cosson. Conclui-se o artigo, (re) afirmando a estreita relação existente entre os processos de qualidade na/da educação e as práticas de leitura dentro do contexto escolar como uma consequência da educação libertadora, considerando que o domínio da língua escrita e da leitura crítica tornam possível o aumento da qualidade dos resultados das ações educacionais e se manifestam positivamente no meio social, tornando-o mais justo e democrático.  

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Biografia do Autor

Cintia Chung Marques Corrêa, Universidade Católica de Petrópolis

Doutora e Mestra em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis, com Pós-Graduação em Psicopedagogia (UFF), Supervisão e Orientação Escolar (UCP), Administração Escolar (UCAM), Tecnologia Educacional (Plínio Leite) e Graduação em Pedagogia (UCP). Docente do PPGE da Universidade Católica de Petrópolis. Coordenadora do curso de Pedagogia da Universidade Católica de Petrópolis. Desenvolve pesquisa na área da formação de professores e do currículo por meio do GEPCEP - Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Currículo nas Escolas Públicas. Desenvolve pesquisas no Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Católica de Petrópolis: Linha 01: Instituições Educacionais, Políticas Públicas, Práticas Educativas.

Fernanda Gonçalves Doro, Universidade Católica de Petrópolis

Doutoranda em educação no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Católica de Petrópolis (RJ); mestre em educação pela Universidade Católica de Petrópolis (RJ); especialista em psicopedagogia clínica e institucional pela Universidade Estácio de Sá; especialista em educação infantil pela Universidade Federal de Juiz de Fora; graduada em pedagogia pela Universidade Federal de Juiz de Fora e em letras- língua portuguesa pela Universidade Estácio de Sá.

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Publicado

2024-01-17

Como Citar

Chung Marques Corrêa, C., & Gonçalves Doro, F. (2024). PRÁTICAS DE LEITURA NA ESCOLA E QUALIDADE NA/DA EDUCAÇÃO. Linguagens, Educação E Sociedade, 28(56), 1–24. https://doi.org/10.26694/rles.v28i57.4118

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