REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES SOBRE ALUNOS IMIGRANTES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/rles.v27i55.3592

Palavras-chave:

Educação, Imigração, Professor, Representação Social

Resumo

O objetivo desta pesquisa é compreender as representações sociais de professores sobre alunos imigrantes. O método utilizado na fase de investigação foi à utilização de uma pesquisa de abordagem qualitativa pautada na Teoria das Representações Sociais. A pesquisa foi desenvolvida com 33 professores de ambos os sexos, inseridos em instituição de ensino pública localizada na região central de São Paulo. Para a coleta dos dados utilizou-se dois questionários sendo um estruturado e outro semiestruturado. Os dados foram analisados por meio da estatística descritiva e da Classificação Hierárquica Descendente. A partir das classes organizadas foi possível inferir 5 categorias a saber: recepção de imigrantes na escola; dificuldade de aprendizagem da língua não materna; falta de preparação para o acolhimento; possibilidades de convívio; dificuldades de adaptação e integração. Considerou-se que a escola bem como os professores carecem de suporte e infraestrutura para desenvolverem um trabalho que contribua com o aprendizado de alunos imigrantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Munira Smidi, Centro Universitário FIEO - UNIFIEO

Mestre em Psicologia Educacional, Centro Universitário FIEO (UNIFIEO), Osasco, São Paulo, Brasil. Endereço para correspondência: Av. Franz Voegeli, 300, Continental, Osasco, São Paulo, Brasil, CEP: 06020-190. ORCID: http://orcid.org/0000-0002-6376-8055.  E-mail: munirasmidi@uol.com.br

Janaína da Silva Gonçalves , Universidade Ibirapuera UNIB

Doutora e Mestre em Psicologia Educacional, Centro Universitário FIEO (UNIFIEO). Professora do Programa de Educação da Universidade Ibirapuera (UNIB), Chácara Flora, São Paulo, Brasil. Endereço para correspondência: Av. Interlagos, 1329, Chácara Flora, São Paulo, Brasil, CEP: 04661-100. ORCID: http://orcid.org/0000-0001-6621-9185.  E-mail: janainagoncalves80@yahoo.com.br.

Referências

ALVES-MAZZOTTI, A. Representações sociais: aspectos teóricos e aplicações à educação. Revista Múltiplas Leituras, São Paulo, v. 1, n. 1, p. 18-43, jan./jun. 2008. Disponível em: https://www.metodista.br/revistas/revistas-ims/index.php/ML/article/view/1169. Acesso em: 09 nov. 2022.

AUGUSTO, I. R.; MORAIS, V. M. I. Brasil profundo: a identidade nacional a partir da recepção midiática da interiorização dos imigrantes venezuelanos. Revista del CESLA. International Latin American Studies Review, Varsóvia, n. 22, p. 265-296, dez. 2018. Disponível em: https://www.revistadelcesla.com/index.php/revistadelcesla/article/view/519. Acesso em: 10 nov. 2022.

AZEVEDO, A. O cortiço. São Paulo: Editora Unesp Digital, 2021.

BARRETO, R. Onde tudo vem: Terra Nostra e O Clone Uma experiência de análise. In: SOUZA, M. C. J. (Org.). Analisando a autoria das telenovelas. Salvador: E-papers Serviços Editoriais Ltda., 2004. p. 87-107.

BRAGA, A. C. A. Educação para imigrantes, cultura escolar e relações sociais em uma escola da cidade de São Paulo. Périplos: Revista de Pesquisa sobre Migrações. Brasília, v. 4, n. 1, p. 224-242, abr./jul, 2020. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/obmigra_periplos/article/view/30519. Acesso em: 09 nov. 2022.

BRAGA, A. C. A; SOUZA NETO, J. C. Educação para imigrantes em cartas–o que as/os educadoras/es têm a dizer? Revista Trama Interdisciplinar, São Paulo, v. 10, n. 2, p. 96-114, jul./dez. 2019. Disponível em: http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tint/article/view/12654. Acesso em: 9 nov. 2022.

BRASIL. Censo Escolar 2016. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP, 2016. Disponível em http://portal.mec.gov.br/ultimas-noticias/211-218175739/45591-dados-do-censo-escolar-2016-estao-disponiveis-para-consulta. Acesso em 09 nov. 2022.

BRASIL. Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Estatuto da criança e do adolescente, ECA, 1990. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm. Acesso em: 09 nov. 2022.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDBEN, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm#. Acesso em: 09 nov. 2022.

BRASIL. Lei nº 13.445, de 24 de maio de 2017. Institui a Lei de Migração, 2017. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/L13445.htm>. Acesso em: 09 nov. 2022.

BULLA, G. D. S. et al. Imigração, refúgio e políticas linguísticas no Brasil: reflexões sobre escola plurilíngue e formação de professores a partir de uma prática educacional com estudantes haitianos. Organon. Porto Alegre, v. 32, n. 62, p. 01-14, jun. 2017. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/72346. Acesso em: 9 nov. 2022.

CAMARGO, B. V.; JUSTO, A. M. Tutorial para uso do software Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires, IRaMuTeQ. Laboratório de Psicologia Social da Comunicação e Cognição - UFSC, 01-74, 2018. Disponível em: http://iramuteq.org/documentation/fichiers/tutoriel-portugais-22-11-2018. Acesso em 09 nov. 2022.

COELHO, E. C.; MELO, M. F. V.; CARVALHO, G. M. M. Dificuldades na aquisição de língua estrangeira: algumas questões sobre o caso de uma imigrante brasileira nos Estados Unidos. Caderno de Letras, Pelotas, RS, n. 36, p. 377-395, jan./ abr. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.15210/CDL.V0I36.17165. Acesso em: 09 nov. 2022.

COTRIM, G. História Global: Brasil e geral. v. único, 27ª ed., São Paulo: Saraiva, 2019.

DIAS, E. T. D. M.; SOUZA NETO, J. C. Multiculturalismo em educação: o atendimento escolar de alunos bolivianos e descendentes. Dialogia, São Paulo, n. 29, p. 83-94, mai./ago. 2018. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/8802/4948. Acesso em: 10 nov. 2022.

DI FÁTIMA, B.; MIRANDA, S. Discurso de odio, fake news y redes sociales: una breve introducción. Razón y Palabra, Quito, v. 26, n. 113, p. 12–16, abr. 2022. Disponível em: https://revistarazonypalabra.org/index.php/ryp/article/view/1932. Acesso em: 10 nov. 2022.

DINIZ, L. R. A.; NEVES, A. O. Políticas linguísticas de (in) visibilização de estudantes imigrantes e refugiados no Ensino Básico brasileiro. Revista X, Curitiba, v. 13, n. 1, p. 87-110, out. 2018. Disponível em: <https://revistas.ufpr.br/revistax/article/view/61225/36629>. Acesso em: 09 nov. 2022.

GONÇALVES, J. S. S. Direitos linguísticos e políticas linguísticas no Brasil: uma análise de processos seletivos para acesso à universidade pública por migrantes forçados. Línguas e Instrumentos Linguísticos, Campinas, SP, n. 43, p. 192–216, jan. /jun. 2019. Disponível em: https://doi.org/10.20396/lil.v0i43.8658348. Acesso em: 09 nov. 2022.

GONÇALVES, R. As obras de artes: sociedade brasileira, racismo e desigualdade social. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, São Paulo, v. 8, n. 7, p. 310–319, jul. 2022. Disponível em: https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/6323. Acesso em: 9 nov. 2022.

GOTZINGER, A. B.; LUNA, J. M. F. A representação de educação linguística de imigrantes no Brasil. Revista X, Curitiba, v. 12, n. 1, p. 90-106, 2017. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/revistax/article/view/49495. Acesso em: 10 nov. 2022.

HARTMANN, L. Desafios da diversidade em sala de aula: um estudo sobre performances narrativas de crianças imigrantes. Cadernos Cedes, Campinas, v. 37, n. 1010, p. 45-64, jan./abr. 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1590/CC0101-32622017168668. Acesso em: 10 nov. 2022.

HARTWIG, F. B.; SILVA, P. S. A importância do português como língua de acolhimento na integração de alunos imigrantes e refugiados no Instituto Federal de Brasília–IFB. Revista UIIPS, Santarém, v. 5, n. 3, p. 215-226, 2017. Disponível em: https://revistas.rcaap.pt/uiips/article/view/14536/10921. Acesso em 09 nov. 2022.

INSTITUTO UNIBANCO. Equidade: o papel da gestão no acolhimento de alunos imigrantes. Aprendizagem em foco, 38, 2018. Disponível em: http://www.institutounibanco.org.br/wp-content/uploads/2018/02/Aprendizagem_em_foco-n.38.pdf. Acesso em 09 nov. 2022.

KETZER, L. S. H. et al. Imigração, identidade e multiculturalismo nas organizações brasileiras. Interações (Campo Grande), v. 19, n. 3, p. 679-696, jul./set. 2018. Disponível em: https://doi.org/10.20435/inter.v19i3.1673. Acesso em 09 nov. 2022.

KOHATSU, L. N.; RAMOS, M. C. P.; RAMOS, N. Educação de alunos imigrantes: A experiência de uma escola pública em São Paulo. Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo, v. 24, e213834, set. 2020. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/2175-35392020213834>. Acesso em 09 nov. 2022.

MWEWA, C. M.; MENDES, A. P. L. Controle social e mediações étnico-raciais em quanto vale ou é por quilo? de Sérgio Bianchi. Revista Educação e Cultura Contemporânea, Rio de Janeiro, v. 15, n. 40, p. 251-273, abr. 2018. Disponível em: http://periodicos.estacio.br/index.php/reeduc/article/view/1946/47965881. Acesso em: 09 nov. 2022.

MORAES, E.; CARMOZINI, M. A inclusão do migrante internacional na escola: uma demanda a ser discutida. Veredas-Revista de Estudos Linguísticos, Juiz de Fora, MG, v. 25, n. 2, p. 186-200, jan. 2021. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/veredas/article/view/35893. Acesso em: 09 nov. 2022.

MOSCOVICI, S. Representações sociais: investigações em psicologia social. 9ª ed. Petrópolis: Vozes, 2012.

OLIVEIRA, G. M.; SILVA, J. I. Quando barreiras linguísticas geram violação de direitos humanos: que políticas linguísticas o Estado brasileiro tem adotado para garantir o acesso dos imigrantes a serviços públicos básicos?. Gragoatá, Niterói, v. 22, n. 42, p. 131-153, jan./ abr. 2017. Disponível em: http://dx.doi.org/10.22409/gragoata.2017n42a909. Acesso em: 09 nov. 2022.

PEIXOTO, A. C. S.; FONSECA, H., O.; OLIVEIRA, R. M. (2013). Ancoragem. Cadernos CESPUC de Pesquisa Série Ensaios, Belo Horizonte, v. 1, n. 23, p. 8-12, dez. 2013. Disponível em: Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/ cadernoscespuc/article/view/8297/7178. Aceso em: 09 nov. 2022.

RUSSO, K.; MENDES, L.; BORRI-ANADON, C. Crianças em situação de imigração na escola pública: percepções de docentes. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 50, n. 175, p. 256-272, jan./mar. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/198053146943. Acesso em: 09 nov. 2022.

SANTANA, A. C. Políticas Educacionais de Línguas: a diversidade linguística e os desafios na formação de professores. Revista Diálogos, Cuiabá, v. 5, n. 2, p. 143-159, dez. 2017. Disponível em: http://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/revdia. Acesso em: 10 nov. 2022.

SAYAD, A. O que é um imigrante? In: SAYAD, A. A imigração: ou os paradoxos da alteridade. Tradução: MURACHO, C. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1998. p. 45-72.

SILVA, A. M. T. B.; NAIFF, L. A. M. A escola no contexto do contemporâneo: a contribuição teórico-metodológica das representações sociais. Revista Educação e Cultura Contemporânea, Rio de Janeiro, v. 17, n. 49, p. 230-257, jan. 2020. Disponível em: http://periodicos.estacio.br/index.php/reeduc/article/view/4762/47966886. Acesso em: 09 nov. 2022.

SILVA, L. M. M.; LIMA, S. S. Os imigrantes no Brasil, sua vulnerabilidade e o princípio da igualdade. Revista Brasileira de Políticas Públicas, Brasília, v. 7, n. 2, p. 385-403, ago. 2017. Disponível em: https://doi.org/10.5102/rbpp.v7i2.4804. Acesso em: 09 nov. 2022.

SILVA, S. C. Os estereótipos sociais e as narrativas na construção das identidades. Revista Liceu On-Line, São Paulo, v. 1, n. 1, p. 04-09, 2010. Disponível em: https://liceu.emnuvens.com.br/LICEU_ON-LINE/article/view/855/665#. Acesso em: 09 nov. 2022.

SILVA, S. S.; MELLO, H. A. B. Estigma e preconceito na escola: relatos de imigrantes. Polifonia, Cuiabá, v. 25, n. 37.2, p. 292-310, jan./abr. 2018. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/polifonia/article/view/6102. Acesso em: 10 nov. 2022.

SOUZA, J. M. P.; SENNA, L. A. G. Desafios para inclusão de imigrantes em escolas de regiões fronteiriças. Textos e debates, Boa Vista, v. 2, n. 30, p. 55-68, dez. 2016. Disponível em: https://revista.ufrr.br/textosedebates/article/view/3548/0. Acesso: 09 nov. 2022.

TROIAN, J. et al. The effect of social dominance on prejudice towards North-African minorities: Evidence for the role of social representation of secularism as a legitimizing myth. International Journal of Intercultural Relations, Texas, United States of America, v. 65, p. 96-104, jun. 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.ijintrel.2018.05.002. Acesso em: 09 nov. 2022

TRUZZI, O. M. S; VOLANTE, J. P. Percursos migratórios intergeracionais e dinâmicas de implantação de imigrantes estrangeiros no oeste paulista (1880-1950). Tempo Social, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 161-191, set./dez. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.11606/0103-2070.ts.2019.154911. Acesso: 09 nov. 2022.

VÉRAS, M. P. B. Paradoxos na educação: inserção e alteridade de imigrantes nas relações escolares. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 17, n. 1, p. 304-312, jan./mar. 2019. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/38760/28073. Acesso: 10 nov. 2022.

Downloads

Publicado

2023-09-04

Como Citar

Smidi, M., & da Silva Gonçalves , J. . (2023). REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES SOBRE ALUNOS IMIGRANTES. Linguagens, Educação E Sociedade, 27(55), 1–30. https://doi.org/10.26694/rles.v27i55.3592

Artigos Semelhantes

<< < 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.