MODOS DE FAZER, MODOS DE ENSINAR: OS MÉTODOS DE ENSINO NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO PÚBLICA PARANAENSE NA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XIX

Autores

  • FRANCIELE FERREIRA FRANÇA Universidade Federal do Paraná
  • GIZELE DE SOUZA Universidade Federal do Paraná

Palavras-chave:

Métodos de ensino, Escola primária, Instrução paranaense

Resumo

Este artigo tem o intuito de analisar as práticas educativas decorrentes das apropriações dos professores primários e das autoridades de ensino, advindas dos debates em torno da utilização dos métodos de ensino no cenário da instrução pública paranaense, em especial sobre o método de ensino simultâneo e a paulatina troca deste pelo método intuitivo. O método de ensino simultâneo, instituído em regulamento em 1857, foi determinado com a justificativa de proporcionar o desenvolvimento da instrução na província, pois possibilitaria o ensino de muitos alunos conjuntamente provocando um rápido adiantamento destes. Já em fins da década de 1870, as discussões e recomendações quanto ao método a ser utilizado, nos textos legais e relatórios, ganharam novas perspectivas e a pauta passou a ser sobre as vantagens do método intuitivo para a efetivação do ensino. Com base nas fontes e estudo realizado é possível afirmar que a instituição e utilização dos métodos de ensino no interior das escolas paranaenses contribuíram para a estruturação e consolidação da uma escola primária na província. No que se refere às fontes, a pesquisa valeu-se de relatórios presidenciais, relatórios de inspetores escolares e de professores e da legislação educacional no período imperial. O aporte teórico aqui utilizado reportase às contribuições da historiografia educacional brasileira que trata do tema em questão, bem como aos conceitos de “apropriação”e “representação”provenientes da perspectiva da História Cultural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

FRANCIELE FERREIRA FRANÇA, Universidade Federal do Paraná

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná.

GIZELE DE SOUZA, Universidade Federal do Paraná

*Professora efetiva do Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná e da Linha de História e Historiografia da Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da mesma universidade. 

Referências

BLOCH, Marc. Apologia da história ou o ofício do historiador. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.

BARRA, Valdeniza M. da. Da pedra ao pó: o itinerário da lousa na escola paulista do século XIX. Dissertação (mestrado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica, São Paulo, 2001.

BASTOS, Maria Helena C.; FARIA FILHO, Luciano Mendes de. (Org.). A escola elementar no século XIX: o método monitorial/mútuo. Passo Fundo: Ediupf, 1999.

CERTEAU, Michel de. A escrita da história. 2. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010.

CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano. Rio de Janeiro: Vozes, 1990.

CHARTIER, Roger. O mundo como representação. Estudos Avançados, São Paulo, v.11, n.5, p. 173-191, 1991.

CHARTIER, Roger. A História Hoje: dúvidas, desafios, propostas. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 7 n. 13, p. 97-113, 1994.

CHARTIER, Roger. A História Cultural: entre práticas e representações. 2. ed. Portugal: DIFEL, 2002.

INÁCIO, Marcilaine. S. O processo de escolarização e o ensino de primeiras letras em Minas Gerais (1825-1852). Dissertação (Mestrado em Educação) Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2003.

INÁCIO, Marcilaine. S. et al. Escola, Política e Cultura: a instrução elementar nos anos iniciais do império brasileiro. Belo Horizonte:Argumentum/CNPQ, 2006.

FARIA FILHO, Luciano Mendes de. Instrução elementar no século XIX. In: LOPES, Eliane Marta T.; FARIA FILHO, Luciano Mendes de;VEIGA, Cynthia G. (Org.). 500 anos de educação no Brasil. Belo Horizonte: Ed. Autêntica, 2003, p. 135-150.

GALLEGO, Rita de Cássia. Tempo, temporalidades e ritmos nas escolas primárias públicas em São Paulo: Heranças e negociações (1846 – 1890). Tese (doutorado). Universidade de São Paulo. São Paulo, 2008.

GINZBURG, Carlo. O queijo e os vermes. São Paulo: Companhia de Bolso, 2006.

JULIA, Dominique. A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação, Campinas, n.1, p. 9-43, jan./jun. 2001.

LESSAGE, Pierre. A pedagogia nas escolas mútuas do século XIX.In: BASTOS, Maria Helena C.; FARIA FILHO, Luciano Mendes de.(Org.). A escola elementar no século XIX: o método monitorial/mútuo. Passo fundo: Ediupf, 1999.

MORTATTI, Maria do Rosário L. História dos Métodos de Alfabetização no Brasil. 2006. Disponível em: .

OLIVEIRA, Maria Cecília M. de. O ensino primário na província do Paraná 1853-1889. Biblioteca Pública do Paraná, Secretaria de Estado da Cultura e do Esporte. Curitiba, 1986.

PINARD, Paulette. De l’enseignement individuel à l’enseignement simultané. L’information historique. Paris, Masson, v. 43, nº. 2, p.95 – 104, 1981.

PINHEIRO, Antonio Carlos Ferreira. Da era das cadeiras isoladas à era dos grupos escolares na Paraíba. Campinas, SP: Autores Associados, Universidade São Francisco, 2002.

ROSA, Walquiria Miranda. Instrução Pública e profissão Docente em Minas Gerais (1825-1852). Dissertação (Mestrado em Educação). Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2001.

SCHELBAUER, Anallete R. A constituição do método de ensino intuitivo na província de São Paulo (1870-1889). Tese (Doutorado em Educação). Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2003.

SIQUEIRA, Luís. De La Salle a Lancaster: os métodos de ensino na escola de primeiras letras sergipana (1825-1875). Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2006.

SOUZA, Gizele de. Instrução, o talher para o banquete da civilização: cultura escolar dos jardins de infância e grupos escolares no Paraná, 1900 – 1929. Tese (Doutorado em Educação). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2004.

SOUZA, Rosa Fátima de. Templos de civilização: a implantação da escola primaria graduada no estado de São Paulo (1889-1910). São Paulo: Editora Unesp, 1998.

TAMBARA, Eleomar. O ensino mútuo na província Cisplatina. Revista do Centro de Educação, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, v. 30, n.2, semestral, 2005.

VALDEMARIN, Vera Tereza. Ensino da leitura no método intuitivo: as palavras como unidade de compreensão e sentido. Educar em Revista. Curitiba: Ed. UFPR, n. 18, p. 157-184, 2001.

VALDEMARIN, Vera Tereza. Estudando a lição das coisas. Estudo sobre os fundamentos filosóficos do método de ensino intuitivo.Campinas, SP: Autores associados, 2004.

VEIGA, Cynthia Greive. História da Educação. São Paulo: Ed. Ática, 2007.

VIDAL, Diana. G. Escola Nova e processo educativo. In: LOPES, Eliane Marta T.; FARIA FILHO, Luciano Mendes de; VEIGA, Cynthia G. (Org.). 500 anos de educação no Brasil.Belo Horizonte: Ed. Autêntica, 2003, p. 497-517.

VIANA, Fabiana. da S. Relações entre governo, escola e família no processo de institucionalização da instrução pública elementar em minas gerais (1820-1840). Dissertação (Mestrado em Educação). Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2006.

WACHOWICZ, Lilian Anna. Estudos regionais – A relação professor, estado no Paraná tradicional. São Paulo: Cortez Editora: Autores Associados, 1984.

Downloads

Publicado

2012-12-10

Como Citar

FERREIRA FRANÇA, F. ., & DE SOUZA, G. (2012). MODOS DE FAZER, MODOS DE ENSINAR: OS MÉTODOS DE ENSINO NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO PÚBLICA PARANAENSE NA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XIX. Linguagens, Educação E Sociedade, (27), 135-160. Recuperado de https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1381

Edição

Seção

Artigos