JUVENTUDE RURAL EM UM TERRITÓRIO DE INCERTEZAS: QUESTÕES PARA A EDUCAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/rles.v27i54.3131

Palavras-chave:

educação, juventude rural, território

Resumo

Este artigo aborda algumas questões relativas à educação de jovens moradores da zona rural, problematizando o território em que estão inseridos e os desafios postos pelo contexto em que vivem. O estudo foi realizado na região sudeste do estado de Goiás, território marcado pelo avanço do agronegócio, pela exploração de mineradoras, mas também pela resistência de camponeses que sobrevivem do que produzem na agricultura familiar. A pesquisa, de cunho qualitativo, foi desenvolvida com estudantes do ensino médio e superior e aponta como questão central a necessidade de um encontro entre a escola e o território; a escola e as famílias; a escola e as juventudes rurais. Os jovens entrevistados evidenciaram que, nas condições postas, o quão difícil é acessar a escola; estar na escola; se sentir bem na escola e construir um projeto de escolarização.

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Biografia do Autor

Maria Zenaide Alves, Universidade Federal de Catalão

Doutora em Educação (UFMG). Docente no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Catalão (UFCAT). Catalão, Goiás, Brasil.

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Publicado

2023-06-02

Como Citar

Alves, M. Z. (2023). JUVENTUDE RURAL EM UM TERRITÓRIO DE INCERTEZAS: QUESTÕES PARA A EDUCAÇÃO . Linguagens, Educação E Sociedade, 27(54), 37–55. https://doi.org/10.26694/rles.v27i54.3131

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