PESQUISAS SOBRE INDUÇÃO DOCENTE NA PERSPECTIVA DE COORDENADORES PEDAGÓGICOS: UM MAPA DO DEBATE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/rles.v27i55.3104

Palavras-chave:

Palavras-chave: Coordenador pedagógico; Indução profissional docente; Professor iniciante; Estado da Questão.

Resumo

Este texto apresenta um mapeamento acerca da inserção profissional e do acompanhamento do professor iniciante pelo coordenador pedagógico, com ênfase nas práticas de indução docente. Essas ações de apoio são apontadas pela literatura como necessárias nos primeiros anos da docência, pois possibilitam o desenvolvimento do iniciante, abrandando os desafios encontrados no seu caminhar inicial. Assim, cabe indagarmos: o que dizem as pesquisas sobre a indução profissional docente e sua relação com o coordenador pedagógico? Com suporte nesse questionamento central, este escrito objetiva analisar as pesquisas recentes sobre as práticas de indução profissional docente na perspectiva de coordenadores pedagógicos. Como procedimento metodológico, utilizamos o Estado da Questão (EQ) para a realização de investigação teórico-qualitativa, de caráter bibliográfico para mapear produções científicas relacionadas à temática, observando diversos aspectos como referencial teórico, metodologias adotadas e resultados das pesquisas a fim de relacionar estudos já produzidos com pesquisas ainda em andamento.  Entre os resultados, destacamos que as pesquisas preocupam-se com os desafios e dificuldades encontrados pelo professor em início de carreira, como também para a apresentação de programas voltados para o acolhimento desse docente, além do papel importante que o coordenador pedagógico ocupa na sua socialização. A análise das produções evidenciou a quase inexistência de trabalhos voltados para a pesquisa sobre indução no Brasil, sobretudo quando associada ao trabalho do coordenador pedagógico.

 

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Biografia do Autor

Iris Martins de Souza Castro, Universidade Estadual do Ceará

Doutoranda e Mestra em Educação pelo PPGE/UECE. Professora da Secretaria Estadual de Educação do Estado do Ceará (SEDUC/CE). Membro do grupo de pesquisa Educação, Cultura Escolar e Sociedade (EDUCAS/CNPq).

Isabel Maria Sabino de Farias, Universidade Estadual do Ceará

Doutora em Educação Brasileira (UFC), com Estágio Pós-doutoral pela Universidade de Brasília (UNB) na área de currículo, avaliação e desenvolvimento profissional docente. Professora Associada da Universidade Estadual do Ceará (UECE), vinculada ao Centro de Educação (CED) e ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE). Pedagoga (UECE). Líder do grupo de pesquisa Educação, Cultura Escolar e Sociedade (EDUCAS/CNPq). Pesquisadora vinculada ao Grupo de Trabalho (GT 8) Formação de Professores da ANPEd; Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 2.

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Publicado

2023-09-18

Como Citar

Martins de Souza Castro, I., & Farias, I. M. S. de . (2023). PESQUISAS SOBRE INDUÇÃO DOCENTE NA PERSPECTIVA DE COORDENADORES PEDAGÓGICOS: UM MAPA DO DEBATE. Linguagens, Educação E Sociedade, 27(55), 1–26. https://doi.org/10.26694/rles.v27i55.3104

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