A ORDEM DO DISCURSO
Palavras-chave:
A Ordem do DiscursoResumo
Paul-Michel Foucault nasceu em Poitiers,
na França, em 15 de outubro de 1926. Filho,
neto e bisneto de médicos, frustra a expectativa de seguir a tradição da família ao anunciar, aos 11 anos, que queria ser professor
de história. Graduou-se em Filosofia na
Sorbonne. Em 1949, se diploma em Psicologia e conclui seus Estudos Superiores de Filosofia, com uma tese sobre Hegel, sob a orientação de Jean Hyppolite. Em 1971, assume a cadeira de Jean Hyppolite na disciplina História dos Sistemas de Pensamento. A aula inaugural de Foucault nessa cadeira foi a famosa "Ordem do discurso", obra aqui resenhada. Foucault publicou diversas obras, dentre as mais famosas estão, História da Loucura - 1961, sua tese de doutorado na Sorbone, que o firmou como Filósofo, As Palavras e as Coisas- 1966 e Vigiar e Punir – 1975. Deixou inacabado seu mais ambicioso projeto, História da Sexualidade, que pretende mostrar como a sociedade ocidental faz do sexo um instrumento de poder, não por meio da repressão, mas da expressão. O primeiro dos seis volumes anunciados foi publicado em 1976 sob o título - A Vontade de Saber. Em 1984, pouco antes de morrer, publicou outros dois volumes: O uso dos prazeres, que analisa a sexualidade na Grécia Antiga e O cuidado de Si, que trata da Roma Antiga. Em 25 de junho de 1984, em função de complicadores provocados pela AIDS, Foucault morre.
Downloads
Referências
FOUCAULT, Michel. A Ordem do Discurso. 15 ed. Tradução Laura Fraga. de A. Sampaio. São Paulo: Loyola, 1996. 79 p. (Leituras Filosóficas).