TERRITÓRIO ÉTNICO, EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA: ENTRE PRÁTICAS E PROCESSOS ETNOEDUCACIONAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/rles.v27i53.2907

Palavras-chave:

Prática de Ensino, Território Etnoeducacional, Educação Escolar Indígena

Resumo

No presente artigo, apresentamos uma discussão acerca do Território Etnoeducacional, fundamentado no Decreto 6.861/2009 que acrescenta uma conquista singular, referente ao reconhecimento da afirmação e identidade étnicas dos povos indígenas. Com enfoque na categoria político-jurídica, legitima-se a Educação Escolar Indígena numa estrutura, a partir da territorialidade de seus povos.  E contextualiza-se o Território Etnoeducacional do Médio Xingu (TEEMX), em Altamira-PA. Para tanto, a pesquisa enveredou-se pelos caminhos da etnografia, por entender que este método nos conecta com as intersubjetividades do campo de pesquisa, o TEEMX, um contexto etnoeducacional que apresenta um conjunto de elementos identitários e culturais, além dos arranjos institucionais e normativos compreendem-se as perspectivas e práticas dos povos indígenas da região quanto às demandas educacionais. Priorizam-se as teorias de Baniwa (2010), Haesbaert (1999), Bergamaschi; Gomes (2012), Candau (2008), Brandão (2007). Neste diálogo, concluímos que os caminhos sinalizam um significado legal, de um potencial dinâmico e decisivo para a construção da Educação Escolar Indígena na região e o corpo político seguem mais visíveis quando constituído coletivamente. 

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Biografia do Autor

Kátia Barros Santos , Universidade Federal do Pará

Mestre em Linguagens e Saberes na Amazônia pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Professora substituta na Faculdade de Letras Dalcídio Jurandir, na Universidade Federal do Pará (UFPA), Altamira, Pará, Brasil.  E-mail: katiabarrosatm@gmail.com

Francisco Pereira de Oliveira, Universidade Federal do Pará

Doutor em Biologia Ambiental com ênfase em Biologia de Organismos da Zona Costeira Amazônica pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Professor de graduação e da pós-graduação do Programa em Linguagens e Saberes na Amazônia da Universidade Federal do Pará (PPLSA - UFPA), Bragança, Pará, Brasil. E-mail: foliveiranono@yahoo.com.br  

César Martins de Souza, Universidade Federal do Pará

  Pós-Doutor e Doutor em História pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Professor Adjunto da UFPA, docente do Programa Pós-Graduação em Linguagens e saberes na Amazônia (PPLSA), Bragança, Pará, Brasil. Editor da Nova Revista Amazônica (NRA). E-mail: cesarmartinsouza@gmail.com 

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Publicado

2023-03-24

Como Citar

Santos , K. B. ., de Oliveira, F. P. ., & de Souza, C. M. (2023). TERRITÓRIO ÉTNICO, EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA: ENTRE PRÁTICAS E PROCESSOS ETNOEDUCACIONAIS. Linguagens, Educação E Sociedade, 27(53), 243–272. https://doi.org/10.26694/rles.v27i53.2907

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