TEACHING TRAINING TO WORK IN THE EDUCATION OF YOUNG PEOPLE AND ADULTS: WAYS FOR THE RIGHT TO LEARN

Authors

DOI:

https://doi.org/10.26694/rles.v25i49.2772

Keywords:

Teacher Education. Youth and Adult Education. Basic Education.

Abstract

This research investigated the current scenario of teacher education for Youth and Adult Education in Brazil. In the first part, we present a descriptive analysis of the current legislation on the theme, contextualizing it as a modality of strategic relevance for Basic Education. Then, we discuss the importance and timeliness of guiding the training of teachers for Youth and Adult Education, in the light of the most recent ones norms established and based on theoretical concepts and perspectives of Arroyo (2006, 2017), Di Pierro (2006) e Freire (1996). Based on the development and analysis of empirical research, we verify the contexts and perspectives of teachers working at Youth and Adult Education, from a high school in a municipality in the state of Goiás. Lastly, the text is directed to, starting from the investigated analyzes and conceptions, conceive possible paths for the development of the modality in the country and the achievement of the expected objectives of such modality.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

RENATO DE OLIVEIRA BRITO, Universidade Católica de Brasília.

Doutor, Mestre em Educação e Bacharel em Direito pela Universidade Católica de Brasília. Docente/Pesquisador Permanente e Coordenador do Programa Stricto Sensu de Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Católica de Brasília. Membro do Conselho Superior (CONSUN) da UCB (Mandato 2019-2023). Atualmente está como Diretor de Formação Docente e Valorização de Profissionais da Educação do Ministério da Educação (MEC). Participa nos Grupos de Pesquisa: "Políticas Federais de Educação" (Líder) e "Comunidade Escolar: Encontros e Diálogos Educativos" (Pesquisador). Membro do Conselho Ad hoc da Revista "Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação" (CESGRANRIO). Membro do Conselho Editorial da Revista "Cadernos do FNDE". Membro da Cátedra UNESCO de Juventude, Educação e Sociedade. Membro do Comitê de Avaliação de Periódicos CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).

References

ALMEIDA et al. Tecnologia na Escola: abordagem pedagógica e abordagem técnica. São Paulo: Cengage Learning, 2014.

ARROYO, Miguel. Formar educadoras e educadores de jovens e adultos. In: SOARES, Leôncio (Org). Formação de educadores de jovens e adultos. Belo Horizonte/MG, Autêntica. SECAD-MEC/UNESCO, 2006.

ARROYO, Miguel G. Passageiros da Noite. Do trabalho para a EJA. Itinerários pelo Direito a Uma Vida Justa – Petrópolis/ RJ: Vozes, 2017.

BORGES, Liana. Duas experiências em duas redes de formação. Aprendizados e desafios. In: SOARES, Leôncio (Org). Formação de educadores de jovens e adultos. Belo Horizonte/MG, Autêntica. SECAD-MEC/UNESCO, 2006.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm> Acesso em 26 março 2021.

BRASIL. Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm> Acesso em 26 março 2021.

BRASIL. Lei 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm> Acesso em 26 março 2021.

CALÇADE, Paula. Nova Escola. O Brasil está mesmo alfabetizado? Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/15927/o-brasil-esta-mesmo-alfabetizado> Acesso em: 30 março 2021

CNE. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CEB nº 1, de 5 de julho de 2000. Estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação e Jovens e Adultos. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CEB012000.pdf> Acesso em: 02 abril 2021.

CNE. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CEB, nº 03, de 15 de julho de 2010. Institui Diretrizes Operacionais para a Educação de Jovens e Adultos nos aspectos relativos à duração dos cursos e idade mínima para ingresso nos cursos de EJA; idade mínima e certificação nos exames de EJA; e Educação de Jovens e Adultos desenvolvida por meio da Educação a Distância. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=5642-rceb003-10&category_slug=junho-2010-pdf&Itemid=30192> Acesso em: 31 março 2021.

CNE. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP nº 02, de 22 de dezembro de 2017. Institui e orienta a implantação da Base Nacional Comum Curricular, a ser respeitada obrigatoriamente ao longo das etapas e respectivas modalidades no âmbito da Educação Básica Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=79631-

rcp002-17-pdf&category_slug=dezembro-2017-pdf&Itemid=30192> Acesso em: 03 de março de 2021.

CNE. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP nº 4, de 17 de dezembro de 2018. Institui a Base Nacional Comum Curricular na Etapa do Ensino Médio (BNCC-EM), como etapa final da Educação Básica, nos termos do artigo 35 da LDB, completando o conjunto constituído pela BNCC da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, com base na Resolução CNE/CP nº 2/2017, fundamentada no Parecer CNE/CP nº 15/2017. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=104101-rcp004-18&category_slug=dezembro-2018-pdf&Itemid=30192> Acesso em: 04 de março de 2021.

CNE. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CP nº 22, de 07 de novembro de 2019. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=133091-pcp022-19-3&category_slug=dezembro-2019-pdf&Itemid=30192> Acesso em: 02 de março de 2021.

CNE. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP nº 02, de 20 de dezembro de 2019. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2019-pdf/135951-rcp002-19/file> Acesso em: 02 de março de 2021.

CNE. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP nº 01, de 27 de outubro de 2020. Dispõe sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica (BNC-Formação Continuada). Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=164841-rcp001-20&category_slug=outubro-2020-pdf&Itemid=30192> Acesso em: 31 março 2021

DEMO, Pedro. Introdução à metodologia da ciência. 2º ed. São Paulo: Atlas, 1985.

DI PIERRO, Maria Clara. Notas sobre a redefinição da identidade e das políticas públicas de educação de jovens e adultos no Brasil. Educ. Soc., Campinas , v. 26, n. 92, p. 1115-1139, Oct. 2005. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302005000300018&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 05 Abril. 2021.

DI PIERRO, Maria Clara; JOIA, Orlando; RIBEIRO, Vera Masagão. Visões da educação de jovens e adultos NO Brasil. CEDES , Campinas, v. 21, n. 55, pág. 58-77, novembro de 2001. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622001000300005&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 6 abril 2021.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática da Autonomia. São Paulo, SP. Paz e Terra. 1996.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas. Agência IBGE Notícias. PNAD Educação 2019: Mais da metade das pessoas de 25 anos ou mais não completaram o ensino médio. Disponível em: <https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013-agencia-de-noticias/releases/28285-pnad-educacao-2019-mais-da- metade-das-pessoas-de-25-anos-ou-mais-nao-completaram-o-ensino-medio> Acesso em: 30 março 2021.

IMB. Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos. Censo Escolar 2016. Perfil e Características dos Docentes do Estado de Goiás. Disponível em: <https://www.imb.go.gov.br/files/docs/releases/censo-escolar-educacao-basica/censo-escolar-educacao-basica-2016.pdf> Acesso em 05 de abril de 2021.

INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Sinopse Estatística da Educação Básica 2020. Brasília. Inep. 2021a. Disponível em: < https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/pesquisas-estatisticas-e-indicadores/censo-escolar/resultados> Acesso em: 01 abril 2021.

INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo Escolar 2020. Divulgação dos Resultados. Brasília. Inep. 2021b Disponível em: < https://download.inep.gov.br/censo_escolar/resultados/2020/apresentacao_coletiva.pdf> Acesso em: 06 abril 2021.

JEFREY, Debora Cristina; CAMARGO, Poliana da Silva Almeida. Formação de professores para a Educação de Jovens e Adultos: desafios e possibilidades In: PARENTE, Cláudia da Mota Darós; VALLE, Luíza Elena L. Ribeiro; MATTOS, Maria José Viana Marinho. A Formação de Professores e seus desafios frente às mudanças sociais, políticas e tecnológicas. Porto Alegre/RS. Penso. 2015

LIBÂNEO, José Carlos. Adeus Professor, Adeus Professora? Novas exigências educacionais e profissão docente. São Paulo/SP. Cortez. 1998.

TPE. Todos pela Educação. Anuário Brasileiro da Educação Básica 2020. Disponível em: <https://todospelaeducacao.org.br/wordpress/wp-content/uploads/securepdfs/2020/10/Anuario-Brasileiro-Educacao-Basica-2020-web-outubro.pdf> Acesso em 04 abril 2021

.

TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à Pesquisa em Ciências Sociais: a pesquisa qualitativa em educação. 1º ed (25º reimp.) São Paulo. Atlas, 2019.

VENTURA, Jaqueline. A EJA e os Desafios da Formação Docente nas Licenciaturas. Revista da FAEEBA; Brumado Vol. 21, Ed. 37, (2012). Disponível em: <https://search.proquest.com/docview/2187952461?pq-origsite=gscholar&fromopenview=true> Acesso em: 05 abril 2021.

Published

2022-08-28

How to Cite

MESQUITA SILVA, M. C. ., RODRIGUES GONÇALVES DE PAIVA, A., & DE OLIVEIRA BRITO, R. (2022). TEACHING TRAINING TO WORK IN THE EDUCATION OF YOUNG PEOPLE AND ADULTS: WAYS FOR THE RIGHT TO LEARN. Languages, Education and Society, 25(49). https://doi.org/10.26694/rles.v25i49.2772