O MOVIMENTO NEGRO E A PEDAGOGIA INTERÉTNICA

Autores

  • Ana Beatriz Sousa Gomes UFPI

Palavras-chave:

Movimento Negro, escolarização, minorais

Resumo

Neste artigo abordaremos sobre a participação de Movimentos Negro na educação escolar, enfatizando as suas contribuições neste processo, especialmente no tocante a Pedagogia Interetnica (Cruz, 1989). Como intervenção pedagógica, este método enfatiza o estudo e a pesquisa do etnocentrismo, preconceito racial, e do racismo transmitidos durante a socialização ou escolarização, indicando medidas educativas de combate destes fenômenos negativos. Consideramos esta proposta teórico-metodológica critica, importante porque desmarcara a escola como espaço de conflitos e construções sociais que envolvem aspectos socioculturais, políticos, econômicos e raciais. Ela enfatiza a totalidade no tratamento das diversidades, como na comunicação sobre as mesmas. Verificamos que a escola necessita prestigiar os valores das minorais sociais, procurando assegurar a construção de uma autentica democracia racial e social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2022-05-21

Como Citar

Sousa Gomes, A. B. . (2022). O MOVIMENTO NEGRO E A PEDAGOGIA INTERÉTNICA . Linguagens, Educação E Sociedade, (5). Recuperado de https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/2664

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.