NEGRO E ESCOLAR NO BRASIL: COMPREENDENDO UMA HISTÓRIA “RACIALIZADA”

Autores

  • Francis Musa Boakari, Ph.D UFPI

Resumo

Os negros e a escolarização no Brasil: compreendendo uma história racializada. Argumentando que a melhor maneira de tentar entender a situação do negro brasileiro e através de uma análise das ideologias hegemônicas que tem estruturado o Brasil, e assim, dimensionando as estruturas de oportunidade abertas aos membros deste grupo racial, apresento dados estatísticos e comento eventos históricos para fundamentar esta tese.  Trilhando este caminho, procuro respostas a três indagações principais: quais as características da topografia das estruturas de oportunidade disponíveis aos negros; como estas ter influenciado as diferenças entre negros e não-negros; e finalmente, poderiam os negros tem se saído melhor se as oportunidades legitimadas pela lei tivessem tido o espaço para funcionar de acordo com os códigos legais e as expectativas democráticas?

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Publicado

1998-05-22

Como Citar

Boakari, Ph.D, F. M. . (1998). NEGRO E ESCOLAR NO BRASIL: COMPREENDENDO UMA HISTÓRIA “RACIALIZADA”. Linguagens, Educação E Sociedade, (3). Recuperado de https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/2688

Edição

Seção

Artigos