REFORMAS NO ENSINO, MODERNIZAÇÃO CONSENTIDA: A EXPERIÊNCIA DE FRANCISCO CAMPOS (ANOS 20 E 30)

Autores

  • Maria Celia M. de Moraes UFSC

Palavras-chave:

Reformas de ensino, politica, ideologia, história da educação

Resumo

O artigo visa discutir a presença de Francisco Campos na educação brasileira nos anos vinte e trinta, desde século. Ademais, procura demonstrar as formas e os modos pelos quais o campo educacional se constituiu em uma importante mediação para sua estratégia política mais ampla, qual seja, a da construção, no brasil, de um estado nação centralizador, moderno e anti-liberal. Seu papel como Secretario dos Negócios da Educação e Saúde Pública (1930-1932), suas reformas do ensino, e as alianças políticas que estabeleceu (no Estado de Minas Gereis e na Administração Federal) foram sempre forte apoio a esta estratégia. Nesse contexto, Campos fez do campo da educação um palco para seus propósitos políticos e ideológicos.

 

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Publicado

2001-04-15

Como Citar

de Moraes , M. C. M. . (2001). REFORMAS NO ENSINO, MODERNIZAÇÃO CONSENTIDA: A EXPERIÊNCIA DE FRANCISCO CAMPOS (ANOS 20 E 30) . Linguagens, Educação E Sociedade, (6). Recuperado de https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/2544

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