CAPOEIRA E CURRÍCULO: uma reflexão sobre as contribuições da capoeira no fortalecimento das identidades de alunos de escolas públicas

Autores

  • ROBSON CARLOS DA SILVA
  • MARLENE ARAÚJO DE CARVALHO

Palavras-chave:

Representação político-cultural, Currículo, Estudos Culturais, Capoeira

Resumo

Este artigo trata de uma análise no contexto metodológico do campo de conhecimento do currículo escolar a partir da teoria dos Estudos Culturais, das possibilidades e da necessidade da implantação de currículos multiculturalistas ou contextualizados, que, ao não hierarquizarem os diversos tipos de conhecimentos sociais, podem contribuir para que crianças e jovens na escola, principalmente, aquelas pertencentes às camadas menos favorecias de nossa sociedade, possam participar efetivamente da construção de sua própria identidade, desconstruindo significações construídas pelo “Outro” hegemônico, tornando material e humano determinadas representações político-culturais naturalizadas e essencializadas. Neste sentido, utiliza-se da capoeira, enquanto cultura de resistência negra contra a opressão da escravidão imposta no Brasil colônia e de suas possibilidades de desconstrução de muitos dos discursos hegemônicos e dominantes presentes nos currículos escolares.

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Biografia do Autor

ROBSON CARLOS DA SILVA

Mestrando em Educação, do Programa de pós-graduação em Educação da UFPI. Bolsista da CAPES. Professor substituto do Departamento de Fundamentos da Educação-UFPI.

MARLENE ARAÚJO DE CARVALHO

Coordenadora da Pós-graduação e Pesquisa da FSA. Professora aposentada e colaboradora do Programa de Pós-graduação em Educação da UFPI.

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Publicado

2004-06-15

Como Citar

DA SILVA, R. C. ., & ARAÚJO DE CARVALHO, M. . (2004). CAPOEIRA E CURRÍCULO: uma reflexão sobre as contribuições da capoeira no fortalecimento das identidades de alunos de escolas públicas. Linguagens, Educação E Sociedade, (10), 43–55. Recuperado de https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1589

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