A PSICOPEDAGOGIA E AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS NATURAIS

Autores

  • ANDRÉ VALDIR ZUNINO

Palavras-chave:

Psicopedagogia, Aprendizagem de Ciências, Avaliação Iluminativa, Vygotsty

Resumo

As dificuldades de aprendizagem são estudadas e investigadas pela Psicopedagogia, novo ramo de compreensão no ambiente escolar, meio de aprendizagem e sistema de ensino. Emprega-se como metodologia da pesquisa a Avaliação Iluminativa para programas inovadores. O ensino e aprendizagem de Ciências Naturais tiveram o seu grande impulso na década de 70 com megaprojetos, os quais priorizavam a formação do cientista, mas que esqueceram a relação com o social e a contextualização. Pesquisas em Química ao nível superior, Ciências ao nível de 8a séries, Ensino fundamental e formação de professores sob uma visão Vigotskiana demonstraram grandes dificuldades de aprendizagem, mas também as soluções, particularmente numa abordagem sócio-interacionista. Sugestões e críticas à compreensão de Ciências são apontadas sob o ponto de vista de especialistas nesta área de conhecimento.

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Referências

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Publicado

2004-06-15

Como Citar

VALDIR ZUNINO, A. . (2004). A PSICOPEDAGOGIA E AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS NATURAIS. Linguagens, Educação E Sociedade, (10), 10–19. Recuperado de https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1585

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