A FORMAÇÃO DE PROFESSOR NO ENSINO MÉDIO: DA RATIO STUDIORUM AO PROJETO DE VALORIZAÇÃO DO MAGISTÉRIO

Autores

  • CARMEN LÚCIA DE OLIVEIRA CABRA Universidade Federal do Piauí

Palavras-chave:

Políticas educacionais, fundamentos teóricos e ideológicos, formação, ensino médio

Resumo

O texto desenvolve uma revisão das condições estruturais das políticas educacionais voltadas para a formação de professor no ensino médio em seus resultados e fundamentos teóricos e ideológicos, que definem seus objetivos e modelam sua estrutura organizacional e de funcionamento, a partir de fatos, situações e projetos de avaliação e reestruturação do ensino normal, configurando-se num estudo bibliográfico que envolve os teóricos que estudam este tema e os planos, projetos e a legislação oficial dirigidos à formação de professor no ensino médio, implementados e/ou propostos até 1996.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

CARMEN LÚCIA DE OLIVEIRA CABRA, Universidade Federal do Piauí

Docente do CCE/DEFE/Programa de Pós-Graduação em Educação e do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Piauí. 

Referências

GENTILI, P. Adeus à escola pública. In: GENTILI, P. et ali. Pedagogia da exclusão: críticas ao neoliberalismo em educação. Petrópolis: Vozes, 1995. p. 228-252.

GIROUX, H. Teoria crítica e resistência em educação: para além das teorias de reprodução. Petrópolis: Vozes, 1986.

LINHARES, C. F. S. A escola e seus profissionais: tradições e contradições. Rio de Janeiro: Agir,1988.

PIMENTA, S. G.; GONÇALVES, C. L. Revendo o ensino de 2º grau: propondo a formação de professores. São Paulo: Cortez, 1990.

ROMANELLI, O. O. História da educação no Brasil: 1930/1973. Petrópolis: Vozes, 1978.

SASAKI, R. Uma fábrica sem controle de qualidade. Revista Nova Escola, n. 26, p. 12-22, nov.,1988.

SAVIANI, D. A nova lei da educação: LDB, trajetória, limites e perspectivas. Campina (SP): Autores Associados, 1997.

SEMANA NACIONAL DE EDUCAÇÃO PARA TODOS (1993: Brasília). Anais, Brasília: Mec; Secretaria da Educação Fundamental, 1994.

VIEIRA, E. Modelos para implementação da reforma de ensino de 1º e 2º graus. Formação especial. In: GARCIA, W. E. Educação brasileira contemporânea: organização e funcionamento. São Paulo: Mc Graw-Hill do Brasil, 1978. p. 80-105.

WARDE, M. J.; RIBEIRO, M. L. S. O contexto histórico da inovação educacional no Brasil. In: GARCIA, W. E. Educação brasileira contemporânea: organização e funcionamento. São Paulo: Mc Graw-Hill do Brasil, 1978. p. 195-204.

WEREBE, M. J. G. Alcance e limitações da inovação educacional. In: GARCIA, W. E. Educação brasileira contemporânea: organização e funcionamento. São Paulo: McGraw-Hill do Brasil, 1978. p. 244-264.

Downloads

Publicado

2005-06-15

Como Citar

DE OLIVEIRA CABRA, C. L. . (2005). A FORMAÇÃO DE PROFESSOR NO ENSINO MÉDIO: DA RATIO STUDIORUM AO PROJETO DE VALORIZAÇÃO DO MAGISTÉRIO. Linguagens, Educação E Sociedade, (12), 61–71. Recuperado de https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1573

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)