INSTRUÇÃO PÚBLICA NO PIAUÍ: ENSAIOS DE SUA FORMALIZAÇÃO (Séculos XVIII e XIX)

Autores

  • ANTONIO JOSÉ GOMES
  • CLAUDIA CRISTINA DA S. FONTINELES
  • MARCELO DE SOUSA NETO

Palavras-chave:

Piauí, Instrução, Ensino

Resumo

O presente trabalho é resultado de pesquisa bibliográfica e objetiva colaborar para melhor compreensão da História da Instrução Pública do Piauí durante os períodos colonial e imperial. Foram utilizados estudos feitos por educadores e historiadores piauienses, na tentativa de traçar um perfil da educação no Estado nos citados períodos. Com processo de colonização sui generis, o Piauí tem a evolução de sua educação formal diretamente relacionada à ocupação de seu território, sendo sua experiência educacional marcada pelo signo da falta de recursos financeiros e carência de professores habilitados para exercerem as atividades de ensino formal, freando, portanto, a efetiva implantação de uma educação escolar nesta região.

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Biografia do Autor

ANTONIO JOSÉ GOMES

Doutor em História e Filosofia da Educação – PUC-SP Professor Adjunto da UFPI/CCE/DEFE/PPGEd

CLAUDIA CRISTINA DA S. FONTINELES

Docente da Universidade Estadual do Piauí e do CEFET-PI, Doutoranda em História (UFPE)

MARCELO DE SOUSA NETO

Docente da Universidade Estadual do Piauí, Doutorando em História (UFPE)

Referências

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Publicado

2006-06-15

Como Citar

GOMES, A. J. ., DA S. FONTINELES, C. C. ., & DE SOUSA NETO, M. . (2006). INSTRUÇÃO PÚBLICA NO PIAUÍ: ENSAIOS DE SUA FORMALIZAÇÃO (Séculos XVIII e XIX). Linguagens, Educação E Sociedade, (14), 74–84. Recuperado de https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1561

Edição

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