EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO MUNICÍPIO DE TERESINA: OS IMPACTOS DAS NOVAS POLÍTICAS PÚBLICAS

Autores

  • ALICE DOLORES MAGALHÃES CARNEIRO Universidade Federal do Piauí

Palavras-chave:

Educação Inclusiva, Necessidades Educativas Especiais, Políticas Públicas

Resumo

O artigo traz um panorama da educação inclusiva no Município de Teresina (PI), além dos impactos das novas políticas públicas em educação especial e inclusiva, elencando uma série de questionamentos a respeito deste novo paradigma em educação, suas interfaces com as ações políticas, assim como a exposição e reflexão acerca do cenário no qual se apresenta a educação inclusiva teresinense. As políticas públicas em educação, embasadas em forças repassadas para o estado através de um jogo de poder, refletem na sociedade e, conseqüentemente, na educação. Ressalta-se, então, que este artigo traz uma pesquisa qualitativa, na qual se analisou documentos oficiais, leis, políticas, objetivando conhecer quais os impactos das novas leis e políticas públicas em educação especial e inclusiva no contexto educacional teresinense, avaliando quais modificações e adaptações que foram e serão feitas neste sistema de ensino no que concerne à educação para todos. Assim, os sujeitos desta pesquisa corresponderam à gestora do município, a coordenadora pedagógica da escola pesquisada e uma professora. Como instrumento para coleta de dados foi utilizada a entrevista semi-estruturada com os participantes e observação não-participante. A base deste estudo são os elementos encontrados nas narrativas dos entrevistados. Os resultados demonstraram que a inclusão requer inicialmente a implantação de políticas de atendimento à criança com necessidades educativas especiais, para, a partir daí serem efetivadas mudanças, tais como alterações curriculares, avaliativas e metodológicas, como também mudanças na estrutura pedagógica em sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

ALICE DOLORES MAGALHÃES CARNEIRO, Universidade Federal do Piauí

Psicóloga, atua como profissional psicóloga na apae (associação de pais e amigos dos excepcionais).

Referências

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei n.. 4.024, de 20 de dezembro de 1961. Fixa as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, 14 de dezembro de 1962.

________. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei. 5.692, de 11 de agosto de 1971.

Fixa as diretrizes e bases da educação nacional e dá outras providências. Diário Oficial da Un- ião. Brasília, 12 de agosto de 1971.

_______. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei n. 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União. Brasília, 20 de dezembro de 1996.

________. Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Lei n. 8.069, de 13 de julho de 1990.

________. Educação para todos: avaliação da década. Brasília. MEC/INEP, 2000.

________. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC/SEESP,2008.

BUCCIO, Maria Isabel e BUCCIO, Pedro Augustinho. Educação especial: Uma História em Construção. 2.ed. Curitiba: Ibpex, 2008.

GUEBERT, Mirian Célia Castellain. Inclusão: Uma realidade em discussão. 2. ed. rev. Curitiba:Ibpex, 2007.

MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Caminhos pedagógicos da Inclusão. Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP. Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino e Reabilitação de Pessoas com Deficiência - LEPED/ FE/ Unicamp, 2002. Disponível em:http://www.educacaoonline.pro.br/index. Acesso em 18 de março de 2009.

MINETTO, Maria de Fátima. Currículo na Educação Inclusiva: Entendendo esse desafio. 2. ed. Curitiba: IBPEX, 2008. v. 1.

PAN, Mirian Aparecida Graciano de Souza. O Direito e á diferença: Uma reflexão sobre deficiên- cia intelectual e Educação Inclusiva. Curitiba: IBPEX, 2008. UNESCO. Conferência Mundial de Educação para Todos. Brasília: CORDE, 1990.

_______. Declaração de Salamanca e Linha de Ação sobre Necessidades Educativas Especiais. Brasília: CORDE, 1994.

Downloads

Publicado

2009-12-14

Como Citar

MAGALHÃES CARNEIRO, A. D. . (2009). EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO MUNICÍPIO DE TERESINA: OS IMPACTOS DAS NOVAS POLÍTICAS PÚBLICAS. Linguagens, Educação E Sociedade, (20), 74–88. Recuperado de https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1493

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.