O PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO – UMA ABORDAGEM HISTÓRICA
Palavras-chave:
Ciência, Matemática, CearáResumo
A abordagem histórica do ensino de ciências pode nos remeter à luta pelo poder que caracterizou a Europa na época da Revolução Francesa. Ao retratarmos a igreja católica na defesa pela manutenção do poder, apresentamos alguns expoentes da ciência moderna que manifestaram não só uma visão crítica da metafísica, como também, um redimensionamento da ‘verdade’. Nesta perspectiva identificamos a matemática como parâmetro do conhecimento científico. Mas, além da discordância entre a visão humanística, que valorizou o estudo das línguas, e a visão cientificista, que valorizou o conhecimento da matemática e da física, retratamos a influência da ciência moderna no brasil, particularmente no ceará, quando ocorreu a discordância entre dois jornais e a defesa da modernidade através do posicionamento das agremiações literárias.
Downloads
Referências
ABREU, Capistrano João. Prefácio. Fortaleza: Imprensa Universitária do Ceará, 1968.
AZEVEDO, Sânzio de. Grêmios Literários do Ceará. In: SOUZA, Simone (Coord.) História do Ceará. Fortaleza: Universidade Federal do Ceará; Fundação Demócrito Roch; Stylus Comunicações, 1989. p. 180-192.
BACON, Francis. Novum organum ou verdadeira indicações acerca da Interpretação da Natureza. São Paulo: Nova Cultural, 1999. (Os Pensadores).
BARREIRA, Dolor. História da Literatura Cearense. Fortaleza: Instituto do Ceará, 1986.
CAMBI, Franco. História da Pedagogia. São Paulo: Ed. UNESP, 1999.
CASSIRER, Ernst. A filosofia do Iluminismo. Campinas, SP: Ed. UNICAMP, 1997.
COMTE, Auguste. Sociologia. São Paulo: Ática, 1989.
EVES, Howard. Introdução à história da matemática. Campinas, SP: Ed. UNICAMP, 1997.
COMTE, Auguste. Curso de Filosofia Positiva. São Paulo: Abril Cultural, 1996. (Os Pensadores).
CORDEIRO, Celeste. O Ceará na segunda metade do século XIX. In: SOUZA, Simone de (Org.). Uma nova história do Ceará. Fortaleza: Demócrito Rocha, 2000. p. 135-161.
DESCARTES, René. Discurso do Método. As Paixões da Alma. São Paulo: Abril Cultural, 1996. (Os Pensadores).
FERNANDES, G. P. A relação entre o desenvolvimento da matemática e a ideologia positivista de Augusto Comte, no estado do Ceará, no período de 1872-1906. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2004.
FERNANDES, G. P. A história da ciência no Ceará: pesquisa & pesquisadores. In: TEMÓTEO, J., FERNANDES, M. J. P.; LIMA, A. F. de (Orgs.). EDCERE. Libris Scrips. Crato: Departamento de Educação – URCA, 2005.
GOMES, Maria Laura Magalhães. Quatro Visões Iluministas Sobre A Educação Matemática: Diderot, D’Alembert, Condillac E Condorcet. 288 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2003.
MONTENEGRO, JOÃO ALFREDO. Historiografia os Instituto do Ceará. Fortaleza: Imprensa Universitária, 2003.
PAIS, LUIZ CARLOS. Didática da matemática: uma análise da influência francesa. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.
PASSADO E PRESENTE. Crise religiosa. Fraternidade. Fortaleza, anno I, n. 1, p. 1-2, nov. 1873.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Para um novo senso comum: a ciência, o direito e a política na transição paradigmática. São Paulo: Cortez, 2000.
SERRES, Michel. Elementos para uma História das Ciências. Lisboa: Terramar, 1989. v.11 (Do fim da idade média a Lavoisier).
SILVA DA SILVA, Circe Mary. A matemática positivista e sua difusão no Brasil. Vitória: Ed. UFES, 1999.
STUDART, Barão de. Datas e factos para a história do Ceará. Fortaleza: Fundação Waldemar Alcântara, 2001. Tomo I. (Ed. Fac-Sim).
TAVARES, Jane Cardote. A Congregação do Colégio Pedro II e os debates sobre o ensino da Matemática. 2002. 172f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2002.
VENTOS REVOLUCINÁRIOS: 1700-1800. Rio de Janeiro: Abril, 1992.
VERNEY, Luiz. O Verdadeiro Método de Estudar. Lisboa: Livraria Sá da Costa, 1950.v. 3/5.