BRINQUEDO E ATIVIDADE PRINCIPAL; O LUGAR DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • OLIVETTE RUFINO BORGES PRADO AGUIAR Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • MARIA SALONILDE FERREIRA Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Palavras-chave:

Brinquedo, Educação Infantil, Atividade Principal, Desenvolvimento Humano

Resumo

Neste artigo apontamos questões relativas ao brincar infantil enquanto atividade principal no período préescolar, ressaltando as implicações desse processo no desenvolvimento da criança. Tomando como referência a abordagem sócio-histórica de desenvolvimento humano, especialmente a teoria da atividade decorrente desta abordagem, discutimos sobre a importância do brincar na instituição escolar como forma de apropriação ativa de modos mais elaborados de pensamento e ação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

OLIVETTE RUFINO BORGES PRADO AGUIAR, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutoranda em Educação/Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN Natal - RN

MARIA SALONILDE FERREIRA, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutora em Ciências da Educação,Docente vinculada ao Programa de Pós-graduação em Educação/ Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN Natal - RN

Referências

AGUIAR, OLivette Rufino Borges Prado Aguiar. Conceitos de educação física do professor de Picos-PI; uma análise de internalizacão de conceitos à luz do paradigma sóciohistórico. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPI.Teresina, UFPI, 2002.

ALVAREZ, Amélia; DEL RIO, Pablo. Educação e desenvolvimento: a teoria de Vygotsky e a zona de desenvolvimento proximal. In: COLL, César, PALÁCIOS, Jesús, MARCHESI, Álvaro. Desenvolvimento psicológico e educação. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1996.

BONDIOLI, Anna, MANTOVANI, Suzanna. Manual de educação infantil: de 0 a 3 anos - uma abordagem reflexiva. 9. ed. Porto Alegre: ArtMed, 1998.

ELKONIN, D. B. La psicologia del aprendizage del jovem escolar. Moscú: Znanie, 1974

______ La unidad fundamental de la forma desarrollada de la actividad lúdrica. La naturaleza social del juego de roles In: ILIASOV, I.I.; LIAUDIS, v. Ya..Antologia de la psicologia pedagógica y de lãs edades. Ciudad de La Habana: Pueblo y Educación, 1986.

FONTANA, Roseli, CRUZ, Maria Nazaré da. Psicologia e trabalho pedagógico. São Paulo: Atual, 1997.

LEONTIEV, A. N. Os princípios psicológicos da brincadeira pré-escolar. In: VYGOTSKII, L. S. LURIA, A. R, LEONTIEV, A. N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone: Edusp, 1988.

______ Problemas Del desarrollo Del psiquismo. Moscú: Progresso, 1981

______ Actividad, consciencia y personalidade. Buenos Aires: Ciências Del Honbre, 1978

LIUNBLINSKAIA, A. A. Desenvolvimento psíquico da criança. Lisboa: Editorial Notícias, 1979 (coleção pedagógica v. 10).

LURIA, A. R. O cérebro humano e a atividade consciente In: VYGOTSKY L.S., LURIA, A.R. LEONTIEV, A. N. Linguagem, desenvolvimento aprendizagem. Trad. Maria da Penha Villalobos. São Paulo: Ícone, 1988.

PEREIRA, Eugênio Tadeu. Brinquedos e infância. Revista Criança do professor da educação infantil, MEC, Brasília, n. 37, Nov. 2002.

RUBINSTEIN S. L. Princípios de psicologia geral. Lisboa: Estampa, 1979.

VYGOTSKY, L. S. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

_____Pensamento e linguagem. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1989.

______. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1989.

______Aprendizagem e desenvolvimento intelectual na idade escolar. In: VYGOTSKY L.S., LURIA, A.R. LEONTIEV, A. N. Linguagem, desenvolvimento aprendizagem. São Paulo: Ícone, 1988.

Downloads

Publicado

2005-12-12

Como Citar

BORGES PRADO AGUIAR, O. R. ., & FERREIRA, M. S. (2005). BRINQUEDO E ATIVIDADE PRINCIPAL; O LUGAR DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Linguagens, Educação E Sociedade, (13), 82–92. Recuperado de https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1456

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.