EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: QUE EDUCAÇÃO É ESSA?

Autores

  • MARIA DA GLÓRIA CARVALHO MOURA Universidade Federal do Piauí

Palavras-chave:

Educação de Jovens eAdultos, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Forma­ção do educador em EJA

Resumo

O trabalho apresenta aspectos históricos daEducação de Jovens eAdultos­EJA, à luz da legislação, especifi­ camente da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional ­ LDBEN, n. 4 024/61, da Lei da Reforma de ensino de primeiro e segundo grau n. 5 692/71 e da nova Lei, n. 9 394/96. Busca a compreensão dos mui­ tos “porquês” do presente, dentre estes, “Que educa­ ção é essa?”, refletindo o que vem a ser aluno jovem e aluno adulto, bem como a formação do professor com enfoque especial para o educador de pessoas jovens e adultas. Pretende­se fomentar a discussão, com vistas à construção da consciência coletiva das funções da EJA, como meio de revitalizar seu significado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

MARIA DA GLÓRIA CARVALHO MOURA, Universidade Federal do Piauí

Doutora em Educação pela UFRN – Professora da Universidade Federal do Piauí – UFPI ­ Centro de Ciências da Educação – CCE ­ Departamento de Métodos eTécnicas deEnsino – DMTE. 

Referências

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Congresso Nacional, 1988.

______. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

______. Lei n. 5.692, de 20 de dezembro de 1971. Fixa as Diretrizes e Bases para o ensino de 1º e 2º graus, e dá outras providências.

______.Lei n. 4.024, de 20 de dezembro de 1961. Fixa as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 4.024 de 20 de dezembro de 1961

______.Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CEB n. 11/2000. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos (DCN/EJA). Brasília, 2000.

______. Conselho Federal de Educação. Parecer n. 699/1972.

BRZEZINSKI, I. (Org.). Formação de professores: um desafio. Goiânia: UCG, 1997.

CARNEIRO. M. A.. LDB fácil: leitura crítica – compreensiva, artigo a artigo. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998.

CARRANO, P. C. R. Identidades juvenis e a escola. Alfabetização e Cidadania. Revista de Educação de Jovens e Adultos, n. 10, p. 9­18, nov. 2000. COELHO, E. F.; SANTOS, Ê. J. S. dos. Repensando o ensino regular noturno como escola para jovens e adultos trabalhadores: a experiência da rede municipal deAngra dos Reis. Alfabetização e Cidadania. Revista de Educação de Jovens e Adultos, n. 10, p. 19­28, nov. 2000. CURY, C. R. J. Por uma nova educação de jovens e adultos. Congresso Brasileiro de Qualidade na Educação: formação de professores, v. 1, p. 308­11, Brasília, 2002. MEC. Educação de Jovens e Adultos. Ensino Fundamental: Proposta Curricular para o

segundo segmento. Brasília, 2002.

______.Educação de Jovens eAdultos: novas perspectivas. Boletim: O salto para o futuro. Brasília, 2001.

MESSINA, G.. Aformação de educadores: um caminho para a transformação da educação de pessoas jovens e adultas. Congresso Brasileiro de Qualidade na Educação: formação de professores, v. 1, p. 113­21, Brasília, 2002. MONLEVADE, J. Educação pública no Brasil: contos & de$contos. Ceilândia­DF: Idéa, 2001.

MOURA, M. da G. C. Educação de Jovens e Adultos: um olhar sobre sua trajetória histórica. Curitiba: Educarte, 2003.

OLIVEIRA, M. K.. Jovens eAdultos como sujeitos de conhecimento e aprendizagem. In: RIBEIRO, V. M. (Org.). Educação de Jovens e Adultos: novos leitores novas leituras.

Campinas, SP: Mercado de letras: Associação de leitura do Brasil – ALB; São Paulo: Ação Educativa, 2001. p.15­43.

PAIVA, J. M. de. Educação jesuítica no Brasil colonial. In: LOPES, E. M. T. et al (Org.). 500 anos de educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2000. p.43­59.

ROMANELLI, .. de O. História da Educação no Brasil (1930/1973). Rio de Janeiro, Petrópolis: Vozes, 1985.

SACRISTÁN, J. G. A educação obrigatória: seu sentido educativo e social. Porto Alegre: ARTMED, 2001.

SOARES, E. de A. Formação de professores em nível médio na modalidade Normal: um novo paradigma? Congresso Brasileiro de Qualidade na Educação: formação de professores, v. 1, p.218­20, Brasília, 2002.

VILLELA, H. de O. S. O mestre­escola e a professora. . In: LOPES, E. M. T. et al (Org.). 500 anos de educação no Brasil. Belo Horizonte:Autêntica, 2000. p.95­134.

SPOSITO, M. Jovens e Educação: novas dimensões da exclusão. EM aberto. Brasília: MEC/ INEP­Ano 11, n. 56, out./dez.1992.

Downloads

Publicado

2007-06-12

Como Citar

CARVALHO MOURA, M. D. G. . (2007). EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: QUE EDUCAÇÃO É ESSA?. Linguagens, Educação E Sociedade, (16), 51–64. Recuperado de https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1441

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.