PEDAGOGIA DA CIDADANIDADE: Um olhar sobre a produção de subjetividades na / pela escola
Palavras-chave:
Formação de subjetividade, Cidadanidade governável, Instituição escolarResumo
O texto apresenta uma discussão sobre a temática Pedagogia da cidadanidade: um olhar sobre a produção de subjetividades na/pela escola. Objetiva abrir debate sobre a formação de subjetividades e de cidadania governável a partir de alguns dispositivos institucionais no contexto da Universidade do Estado da Bahia – UNEB e das instituições de educação básica na região do extremo sul do estado. As reflexões expressas são parte de uma pesquisa que vem sendo desenvolvida junto aos estagiários do Curso de Pedagogia do Campus X /UNEB. Também é resultado de estudos em andamento no Doutorado de Educação. A referência teórica que ancora as idéias aqui descritas fundamenta-se nos pontos de vista de Silvia Grinberg (2008), Michel Foucault (2002, 2005), Tomaz Tadeu da Silva (1992, 1994) e Jennifer M. Gore (1994), Corazza (2001) dentre outros. No curso das reflexões, discute-se a noção de educação institucional e as relações de poder-conhecimento na formação de subjetividades como cidadania governável na/pela escola. Para a análise de dados tomamos registros de falas de educandos de uma turma do 4º ano do ensino fundamental público, colhidas durante a experiência de estágio supervisionado no curso de Pedagogia do Campus X/UNEB, na modalidade ensino com pesquisa. Como resultado parcial é possível inferir que a formação trabalhada pela instituição escola, desde os anos iniciais, sustentada nos currículos, nos procedimentos normativos e práticas educativas impositivas, exercem influência significativa na construção da subjetividade. Em certa medida, essas práticas conformam um tipo de cidadania governável, um sujeito moral adaptável à sociedade em curso.
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Referências
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