A PRODUÇÃO DE TEXTOS NA ESCOLA PÚBLICA: Um debate sobre o ensino e o aprendizado
Palavras-chave:
Texto, Ensino, Aprendizagem, EscolaResumo
Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que teve por objetivo discutir o ensino e o aprendizado dos conceitos fundamentais da Língua Portuguesa a partir de produções de textos de alunos de 4ª série do Ensino Fundamental de escolas públicas. Para realizar esse estudo foram recolhidas produções de texto de alunos da referida série, de 10 escolas de Maringá/PR e região. Como suporte teórico e metodológico nos fundamentamos no Método Marxista procurando compreender nosso objeto de estudo em suas múltiplas relações. Elegemos os teóricos da Teoria Histórico-Cultural para compreendermos os conceitos de ensino, aprendizagem, desenvolvimento e mediação, para posteriormente, analisar como esses conceitos aparecem nos textos das crianças. Os resultados da pesquisa levam a postular que há muito por ser feito no campo da educação e, mais especificamente, no trabalho com a língua portuguesa. É preciso repensar a forma como se tem trabalhado, o que se está ensinando e, o mais importante, como os conteúdos estão sendo ensinados. Há que se repensar a formação propiciada aos alunos.
Downloads
Referências
DOMINGUES, Analéia. A escolaridade organizada em ciclos: análise do desempenho de alunos de 4ª série na área de Língua Portuguesa. Dissertação de Mestrado. Universidade Estadual de Maringá (UEM), 2003.
FONTANA, Roseli Cação. Mediação pedagógica na sala de aula. Campinas: Autores Associados, 1996.
KOCH, I.G.V.; TRAVAGLIA, L.C. Texto e coerência. São Paulo: Cortez, 1989.
KOSTIUK, G. S. Alguns aspectos da relação recíproca entre educação e desenvolvimento da personalidade. In: LURIA, LEONTIEV, VYGOTSKY. Psicologia e Pedagogia I: bases psicológicas da aprendizagem e do desenvolvimento. Editorial Estampa. p. 51-71.
LURIA, A. R. Curso de psicologia geral. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1979. v. I.
PALANGANA, I. C. Individualidade: afirmação e negação na sociedade capitalista. São Paulo: Plexus, 1998.
PARANÁ. Currículo básico para a escola pública do estado do Paraná. Curitiba: SEED, 1990.
VYGOTSKY, L. S. Psicologia pedagógica. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
_________. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1994.
_________. O desenvolvimento psicológico na infância. São Paulo: Martins Fontes, 1998.