FONTES ORAIS: AJUDANDO A CONSTRUIR A HISTÓRIA DE UM COLÉGIO INTERNO DO INÍCIO DO SÉCULO XX

Autores

  • ROSELI BILOBRAN KLEN Universidade TUIUTI do Paraná

Palavras-chave:

História e memória oral, Instituição Escolar, Cotidiano

Resumo

Este artigo é parte de uma pesquisa realizada sobre Instituições Escolares, mais especificamente o Colégio Santos Anjos, pertencente à Congregação das Irmãs Missionárias Servas do Espírito Santo. Instituição que iniciou suas atividades no início do século XX exclusivamente por religiosas de origem alemã na cidade de Porto União, Estado de Santa Catarina. As instituições educativas são espaços que se tornaram organismos vivos ao produzirem uma cultura escolar a qual teve seu prolongamento para a vida em sociedade, portanto a história e memória oral fazem vir à tona fatos significativos que integram esta cultura. Esta investigação discute a história da instituição com base em fontes orais e o uso da memória. Tem por objetivo verificar situações internas do cotidiano escolar e a influência destas além de seus muros, provocando transformações culturais. Justifica-se este estudo pela importância histórica da instituição, pois no ano de 1935, sua existência estava dividida com apenas outras duas escolas normais confessionais situadas no interior do Estado de Santa Catarina; e, também por ainda encontrarem-se sujeitos, fontes de pesquisa oral, que estudaram na instituição na década de 30. Como referencial teórico utiliza-se dos estudos de Le Goff, Magalhães e outros. Através deste estudo se torna possível desvendar a história do passado para se compreender o presente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

ROSELI BILOBRAN KLEN, Universidade TUIUTI do Paraná

Doutoranda em Educação pela Universidade TUIUTI do Paraná. 

Referências

ARENDT, Hannah. Homens em Tempos Sombrios. Tradução de Denise Bottmann. São Paulo: Companhia das Letras, 1987.

BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean Claude. A Reprodução. Elementos para uma Teoria do Sistema de ensino. 3. ed. Tradução de Reynaldo Bairão. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1992.

______. Razões Práticas sobre a Teoria da Ação. 10. ed. São Paulo: Papirus, 2010.

FARIA FILHO, Luciano Mendes de. A Cultura Escolar como categoria de análise e como campo de investigação na História da Educação Brasileira. Revista Educação e Pesquisa. v. 30. no 1. São Paulo Jan./Abr. 2004.

FERREIRA, Marieta de Moraes. História Oral, comemorações e ética. In: Projeto História. Ética e História Oral (Encontro). Anais...São Paulo, n. 15, p. 157-164, abr. 1997.

FIGUEIREDO, Janaina P. Amado Baptista de; FERREIRA, Marieta de Moraes. Usos e Abusos da História Oral. Rio de janeiro: FGV,2004.

HORBATIUK, Fahena. (Org.). Cada Vida uma Aventura... Palmas; Paraná: Kaygangue: 2001.

JULIA, Dominique. A Cultura Escolar como Objeto Histórico. Revista Brasileira de História da Educação. n. 1. jan./jun. 2001

LE GOFF, Jacques. História e Memória. 5. ed. Tradução Bernardo Leitão et. al. Campinas; São Paulo: Ed. da Unicamp, 2003.

MAGALHÃES, Justino. Tecendo Nexos: história das instituições educativas. Bragança Paulista; São Paulo: Ed. Universitária São Francisco, 2004.

PETITAT, André. Produção da Escola/ Produção da Sociedade: análise sócio- histórica de alguns momentos decisivos da evolução escolar no ocidente. Tradução de Eunice Gruman. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.

THOMPSON, Paul. A Voz do Passado: história oral. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

VIÑAO FRAGO, Antonio. História de La Educación e História Cultural. Revista Brasileira de Educação. set./out./nov./dez. 1995.

ENTREVISTAS BARNEK, Ivaira. Entrevista concedida a Roseli B. Klein. Porto União,6 de outubro de 2011. Gravação em Áudio.

DOMINGOS, Alzira. Entrevista concedida a Roseli B. Klein. Porto União, 8 de novembro de 2011. Gravação em Áudio.

GUIMARÃES, Dinalva. Entrevista concedida a Roseli B. Klein. Porto União, 18 de junho de 2011. Gravação em Áudio.

GUNTER, Marie Schmidt. Entrevista concedida a Roseli B. Klein. Porto União, 29 de novembro de 2011. Gravação em Áudio.

INNOCÊNCIO, Maria Farias. Entrevista concedida a Roseli B. Klein. Porto União, 13 de dezembro de 2011. Gravação em Áudio.

HENKEL, Maria Schreiner. Entrevista concedida a Roseli B. Klein. Porto União, 22 de maio de 2011. Gravação em Áudio.

METZLER, Iara. Entrevista concedida a Roseli B. Klein. Porto União, 22 de novembro de 2011. Gravação em Áudio.

RULF, Vera Wagenführ. Entrevista concedida a Roseli B. Klein. Porto União, 26 de outubro de 2011. Gravação em Áudio.

Downloads

Publicado

2012-06-11

Como Citar

BILOBRAN KLEN, R. . (2012). FONTES ORAIS: AJUDANDO A CONSTRUIR A HISTÓRIA DE UM COLÉGIO INTERNO DO INÍCIO DO SÉCULO XX. Linguagens, Educação E Sociedade, (26), 127–146. Recuperado de https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1397

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 34 35 36 37 38 39 40 41 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.