JUVENTUDES E LAZER: interações e movimento

Autores

  • CELECINA DE MARIA VERAS SALES Universidade Federal do Ceará

Palavras-chave:

juventudes, lazer, corpo

Resumo

A presença das relações grupais no cotidiano dos jovens e a necessidade de agrupar-se podem ser verificadas em diferentes espaços, como a rua, praça, escola, igreja. Considerando a centralidade que o grupo, o corpo e o lazer têm na vida dos/as jovens, investigamos sobre o significado de lazer para os/as jovens. As questões norteadoras da pesquisa foram: Que alternativas são oferecidas como espaços de lazer para os jovens pobres do campo e cidade? Os/as jovens estariam em seu tempo livre traçando novas formas de conexões e interações? O grupo constitui para os/as jovens uma forma de lazer e de ocupar o tempo livre? Há diferenciações do lazer entre os gêneros? Os sujeitos da pesquisa foram jovens pobres, do Assentamento Rural José Lourenço, situado no município de Chorozinho-CE e jovens da cidade, estudantes da Escola Estadual de Educação Profissional Paulo Petrola, localizada no bairro Barra do Ceará, periferia de Fortaleza. Embora esta pesquisa seja qualitativa, foram aplicados questionários com o objetivo de mapear os grupos existentes na escola. Os outros procedimentos metodológicos utilizados foram: grupo de discussão, entrevistas, observação e diário de campo. Para esses/as jovens o lazer ocorre em grupo. Portanto, o lazer faz parte tanto dos desejos pessoais, como dos desejos coletivos e por isso, tem conexão com seus percursos, seus sonhos, seus corpos, seus grupos. Portanto o lazer é algo que vem associado a outras questões, pois desejar tem o sentido de construção, de construir um conjunto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

CELECINA DE MARIA VERAS SALES, Universidade Federal do Ceará

Pós-Doutora em Sociologia. Professora adjunta da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Educação Popular e Sociologia Rural, com ênfase em Juventude Rural e Relações de Gênero, atuando principalmente nos seguintes temas: juventude e cultura, juventude e política, gênero, mulher e política, rural, educação popular e movimentos sociais.

Referências

BOURDIEU, Pierre. O poder Simbólico. São Paulo: Difel, 1989.

DAMASCENO, Maria Nobre et al. (Orgs.) Trajetórias da juventude.Fortaleza: LCR, 2001.

DAYRELL, Juarez. A escola “faz” as juventudes? Reflexões em torno da socialização juvenil. Revista Educação & Sociedade, Campinas, v. 28, n.100, oct. 2007.

_____. Juventude, grupos culturais e sociabilidade. Revista de Estudos Sobre Juventude, Rio de Janeiro, 2005.

DELEUZE, Gilles. Conversações. Tradução Peter Pál Pelbart. Rio de Janeiro, Editora 34, 1998.

DUMAZEDIER, Joffre. Sociologia empírica do lazer. São Paulo: Perspectiva: SESC, 1999.

BENTO, Berenice. A reinvenção do corpo: sexualidade e gênero na experiência transsexual. Rio de Janeiro: Garamond, 2006.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: história da violência nas prisões. Petrópolis: Vozes, 1987.

_______. Os Anormais: curso no Collége de France (1974-1975). São Paulo: Martins Fontes, 2001.

GUERRA FILHO, Raulito Ramos. Reflexões sobre o tempo livre, o lazer e o antilazer. Revista Partes, a, IV, n. 48, ago. 2004.

LE BRETON, D. A sociologia do corpo. Petrópolis: Editora Vozes,2006.

LOURO, Guaracira Lopes. Pedagogias da sexualidade. In: LOURO, Guaracira Lopes (Org.). O corpo educado: pedagogias da sexualidade. Belo Horizonte-MG: Autentica. 2001.

MISKOLCI, Richard. Corpos elétricos: do assujeitamento à estética da existência. Revista Estudos Feministas, Florianópolis, v. 14, n. 3,set./dez. 2006.

MELUCCI, Alberto. Juventude, tempo e movimentos sociais. Revista Brasileira de Educação – ANPED. Juventude e contemporaneidade,n. 5 e n. 6, maio/dez. 1997.

NEGRI, Antonio. Cinco lições sobre o Império. Rio de Janeiro, RJ:DP&A, 2003.

PAIS, José Machado. Culturas de Grupo. In: LAGES, Mario Ferreira e MATOS, Artur Teodoro. (Orgs.). Recursos de interculturalidade: contextos e dinâmicas. Lisboa, Alto-Comissário para a Imigração e Diálogo Culturas, 2008. p. 207-255.

_____. Aventuras, desventuras e amores na ilha de Santa Maria dos Açores. Análise Social, XXVIII (123-124), p. 1011-1041, 1993.

_____. Culturas juvenis. Lisboa: Imprensa Nacional Casa da Moeda, 2003.

PLATÃO. Fédon. 4. ed. Tradução Jorge Paleikat e João Cruz Costa. São Paulo: Abril Cultural, 1987. (Coleção Pensadores).

PERROT, Michelle. Os silêncios do corpo da mulher. In: MATOS, Maria Izilda e SOIHET, Rachel. (Orgs.). O corpo feminino em debate. São Paulo: UNESP, 2003.

SALES, Celecina de Maria Veras. Juventude, espaços de formação e modos de vida. Revista ETD, Campinas: UNICAMP, 2010.

_____. Juventude, política e relações de gênero: o jovem enquanto sujeito político. In: AMARAL, Célia C. Gurgel; SALES, Celecina de M. Veras e outras (Orgs.). Múltiplas trajetórias. Fortaleza: REDOR/NEGIF-UFC, 2001.

SAMPAIO. Tânia M. Vieira. Saúde e Religião: binômio desafiado pela epidemia do HIV/AIDS. Revista Religião e Saúde, a. 4, n. 16, jun.2009. Disponível em: http://www.koinonia.org.br/tpdigital/detalhes.asp?cod_artigo=316&-cod_boletim=17&tipo=Artigos

SIMMEL, Georg. Sociologia. São Paulo: Ática. 1983. p. 165-172.

Downloads

Publicado

2013-06-10

Como Citar

VERAS SALES, C. D. M. . (2013). JUVENTUDES E LAZER: interações e movimento. Linguagens, Educação E Sociedade, (29), 413-438. Recuperado de https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1356

Edição

Seção

Artigos