POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO INTEGRAL E(M) JORNADA AMPLIADA NO BRASIL

Autores

  • ALESSANDRA VICTOR DO NASCIMENTO ROSA Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
  • VALDENEY LIMA DA COSTA Universidade Estadual do Piauí

Palavras-chave:

Educação Integral, Políticas Públicas, Jornada Ampliada

Resumo

Atualmente, a discussão sobre os temas educação integral e ampliação da jornada escolar vêm se tornando cada vez mais frequentes em contextos acadêmicos, governamentais e escolares. Essas temáticas se consubstanciam com a melhoria da qualidade da educação básica, bem como a proteção integral de crianças e adolescentes no país, fazendo aflorar propostas e políticas de aumento do tempo diário de permanência do aluno sob a responsabilidade da escola. Pensando nessa realidade, o presente estudo visou aprofundar a reflexão sobre as políticas de educação integral e(m) jornada ampliada no Brasil, a partir de três perspectivas: (1) legislação; (2) programas em ação; (3) financiamento. Para tanto, realizamos uma pesquisa bibliográfica, baseada nas contribuições de Cavaliere (2007, 2009), Coelho (2009), Moll (2012), entre outros, e documental, ancorada na Lei 9.394/96; na Portaria Interministerial n. 17/07; nos Decretos n. 11.494/2007 e n. 7.083/2010. Além destes, outros dispositivos jurídicos foram observados na Constituição Federal de 1988, no Plano Nacional de Educação (PNE) (2001-2011), bem como a análise de uma das metas do novo PNE em vias de aprovação (2001-2020). Os resultados revelaram que, atualmente vem sendo estruturada uma política de educação integral, por meio de legislações específicas, financiamentos e materialização de projetos e(ou) programas, em escolas públicas municipais e estaduais. A criação do Programa Mais Educação, em 2007, segundo discurso governamental, consiste numa ação indutora para a construção da política pública de educação integral e(m) jornada ampliada no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

ALESSANDRA VICTOR DO NASCIMENTO ROSA , Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Doutoranda em Educação pela PUC-RJ. Assistente Educacional no Programa de Pós-Graduação em Informática da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO. 

VALDENEY LIMA DA COSTA, Universidade Estadual do Piauí

Mestre em Educação. Professor da Universidade Estadual do Piauí – UESPI. 

Referências

AZEVEDO, Sérgio de. Políticas públicas: discutindo modelos e alguns problemas de implementação. In: SANTOS JÚNIOR, Orlando A. et al.. Políticas públicas e gestão local: programa interdisciplinar de capacitação de conselheiros municipais. Rio de Janeiro: FASE, 2003.

AZEVEDO, Janete M. Lins de. A educação como política pública. 3. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2004.

BRASIL. Lei 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 26 dez. 1996.

______. Lei 10.172, de 09 de Janeiro de 2001. Aprova o Plano Nacional de Educação e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder executivo,Brasília, DF, 10 jan 2001.

______. Decreto n. 6.094, de 24 de Abril de 2007. Dispõe sobre a implementação do Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, pela União Federal, em regime de colaboração com Municípios, Distrito Federal e Estados, e a participação das famílias e da comunidade, mediante programas e ações de assistência técnica e financeira, visando a mobilização social pela melhoria da qualidade da educação básica. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 25 abr.2007.

______. Decreto n. 6.253, de 13 de Novembro de 2007. Dispõe sobre o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB), regulamenta a Lei 11.494, de 20 de junho de 2007. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 13 nov.2007.

______. Portaria Normativa Interministerial Nº. 17, de 24 de Abril de 2007. Institui o Programa Mais Educação que visa fomentar a educação integral de crianças, adolescentes e jovens, por meio do apoio a atividades socioeducativas no contraturno escolar. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder executivo, Brasília, DF, 14 abr.2007.

CAVALIERE, Ana Maria. Tempo de escola e qualidade na educação pública. Educação e Sociedade, Campinas, v. 28, n.100, p.1015-1035, out. 2007.

CAVALIERE, Ana Maria. Escolas de tempo integral versus alunos em tempo integral. Em aberto, Brasília, v. 22, n. 80, p. 51-63, abr. 2009.

COELHO, Lígia Martha C. da Costa. Histórias(s) da Educação Integral. Em Aberto, Brasília, v.22, n. 80, p.65-81, abr.2009.

CURY, Carlos Roberto Jamil. Legislação educacional brasileira. 2.ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.

GRAMSCI, Antonio. Cadernos do Cárcere: Maquiavel. Notas sobre o Estado e a Política. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007. v.3.

HOFLING, Eloísa de Mattos. Estado e as Políticas (Públicas Sociais). Cadernos Cedes, ano XXI, n. 55, p.30-41, nov. 2001.

LIMA, Waner Gonçalves. Política pública: discussão de conceitos. Interface, n. 5, p. 49-54, out. 2012.

MENEZES, Janaína S.S. Educação integral & tempo integral na educação básica: Da LDB ao PDE. In: COELHO, Lígia Martha (org). Educação integral em tempo integral: estudos e experiências em processo. Petrópolis, RJ: DP et ali.; Rio de Janeiro: FAPERJ, 2009. p. 69-87.

MOLL. Jacqueline. Educação Integral na perspectiva da reinvenção da escola: elementos para o debate brasileiro. In: MEC. Educação Integral. Salto para o Futuro ______. Caminhos da Educação Integral no Brasil: direito a outrostempos e espaços educativos. Porto Alegre: Penso, 2012.

NEVES, Lúcia Maria Wanderley. Educação e Política no Brasil de Hoje. 3. ed. São Paulo, Cortez, 2002.

SHIROMA, Eneida Oto; MORAES, Maria Célia M.; EVANGELISTA, Olinda. Política Educacional. 4. ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2007.

PARENTE, Cláudia da Mota Darós. A construção dos tempos escolares: possibilidades e alternativas plurais. 2006. 173f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, 2006.

PERONI, Vera. Política Educacional e papel do Estado: no Brasil dos anos 1990. São Paulo: Xamã, 2003.

VIEIRA, Sofia Lerche. Educação Básica: política e gestão da escola. Fortaleza: Liber, 2008

Downloads

Publicado

2013-12-10

Como Citar

DO NASCIMENTO ROSA , A. V. ., & LIMA DA COSTA, V. (2013). POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO INTEGRAL E(M) JORNADA AMPLIADA NO BRASIL. Linguagens, Educação E Sociedade, (28), 177–198. Recuperado de https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1368

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.