VIOLÊNCIA NA ESCOLA: ANÁLIS E DO PROGRAMA DE PREVENÇÃO E ENFRENTAMENTO DA SEDUC/GO

Autores

  • DAGMAR DNALVA DA SILVA BEZERRA Universidade Federal de Goiás

Palavras-chave:

Escola, Violência, Programa Antibullying, Concepções

Resumo

Este artigo é resultado de pesquisa que objetivou analisar as concepções e as propostas de ação do programa Políticas de Prevenção e Enfrentamento ao Bullying elaborado pela Seduc/GO. Trata-se de pesquisa documental que analisa o conteúdo do programa à luz das teorias que embasam a temática. Este exercício de reflexão teve a intenção de compreender as contradições e relações entre a atual situação das instituições escolares diante do fenômeno violência e as ações propostas pelos gestores da educação. Com um olhar histórico-crítico, percebeu-se a necessidade de propostas efetivas do Estado na implementação de ações que proporcionem a desconstrução de preconceitos e a eliminação de elementos que, dia a dia, impedem as trocas e interações sociais construtivas no espaço escolar, comprometendo os processos de ensino e de aprendizagem.

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Biografia do Autor

DAGMAR DNALVA DA SILVA BEZERRA, Universidade Federal de Goiás

Doutoranda em Educação – UFG. Professora IV da SEDUC/GO. 

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Publicado

2013-12-10

Como Citar

DA SILVA BEZERRA, D. D. . (2013). VIOLÊNCIA NA ESCOLA: ANÁLIS E DO PROGRAMA DE PREVENÇÃO E ENFRENTAMENTO DA SEDUC/GO. Linguagens, Educação E Sociedade, (28), 43–64. Recuperado de https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1362

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