“HOJE SEU AMOR, AMANHÃ O MUNDO”: discursos tímidos sobre jovens pesquisadores

Autores

  • CRISTIANO BEDIN DA COSTA Centro Universitário UNIVATES

Palavras-chave:

juventudes, pesquisa acadêmica, ensino, criação

Resumo

O trabalho com jovens investigadores e seus trabalhos de pesquisa em graduação. O discurso enquanto força tímida, errante e contrária ao monopólio do sentido, ao tédio de sua imobilidade e à arrogância majoritária capaz de subjugá-la e mantê-la sob a custódia sisuda dos funcionários da verdade. O jovem pesquisador como aquele cujos movimentos, escolhas e recusas configuram-se como estratégias de resistência ao peso e à ordem do estabelecido. A sugestão de uma prática investigativa não ocupada em formatar, e sim situar-se e conectar-se àquilo que incessantemente escapa, mapeia e torna sensíveis as forças constituintes do novo em cada operação de aprendizagem, ensino e vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

CRISTIANO BEDIN DA COSTA, Centro Universitário UNIVATES

Docente dos cursos de Graduação em Psicologia, Pedagogia e Licenciaturas no Centro Universitário UNIVATES. 

Referências

AGAMBEN, G. Profanações. São Paulo: Boitempo Editorial, 2007.

AQUINO, J. Instantâneos da escola contemporânea. São Paulo: Papirus, 2007.

BARROS, M. Memórias inventadas: as infâncias de Manoel de Barros. São Paulo: Planeta do Brasil, 2010.

BARTHES, R. Fragmentos de um discurso amoroso. São Paulo: Martins Fontes, 2003a.

_____. Roland Barthes por Roland Barthes. São Paulo: Edição Liberdade, 2003b.

_____. O rumor da língua. São Paulo: Martins Fontes, 2004a.

_____. O grão da voz. São Paulo: Martins Fontes, 2004b.

_____. O império dos signos. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

_____. O óbvio e o obtuso. Lisboa: Edições 70, 2009.

BUKOWSKI, C. Pedaços de um caderno machado de vinho. PortoAlegre: L&PM, 2010.

CALVINO, I. Seis propostas para o próximo milênio: lições americanas. São Paulo: Companhia das letras, 1990.

CORAZZA, S. Uma vida de professora. Ijuí: Editora Unijuí, 2005.

CORAZZA, S. (Org.). Fantasias de escritura: filosofia, educação, literatura. Porto Alegre: Editora Sulina, 2010.

CORAZZA, S. Método Valéry-Deleuze: um drama na comédia intelectual da educação. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 37, n. 3, p.1009-1030, set./dez. 2012.

CORAZZA, S.; TADEU, T. Composições. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

COUTO, C. Vedutismo. Coimbra: Pé de Página Editores, 2005.

DELEUZE, G. Conversações: 1972-1990. Rio de Janeiro: Editora 34,1992.

_____. A ilha deserta e outros textos. São Paulo: Iluminuras, 2006.

_____. Crítica e clínica. São Paulo: Editora 34, 1997.

_____; GUATTARI, F. Mil platôs 3. Rio de Janeiro: Editora 34, 1996.

_____; _____. Mil platôs 4. São Paulo: Editora 34, 1997.

DELEUZE, G; PARNET, C. Diálogos. São Paulo: Escuta, 1998.

ECO, Umberto. Como se faz uma tese. São Paulo: Perspectiva, 2003.

FOUCAULT, M. História da sexualidade 1: a vontade de saber. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1988.

_____. História da sexualidade 2: o uso dos prazeres. Rio de Janeiro:Edições Graal, 1990.

_____. Vigiar e punir. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2009.

FUGANTI, L. Aprender. In: CORAZZA, S.; AQUINO, J. (Orgs.). Abecedário: educação da diferença. São Paulo: Papirus, 2009. p. 24-27.

GALLO, S. Deleuze e a educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

HARDT, M.; NEGRI, A. Império. Rio de Janeiro: Record, 2001.

GIL, J. Metamorfoses do corpo. Lisboa: Relógio d’água, 1980.

GIL, J. A imagem-nua e as pequenas percepções: estética e metafenomenologia. Lisboa: Relógio d’água, 1996.

LASCAULT, G. Écrits timides sur le visible. Paris: Le Félin, 2008.

LINS, D. Mangue’s School ou por uma pedagogia rizomática. Educação e Sociedade. Campinas, v. 26, n. 93, p. 1229-1256, set./dez. 2005.

MERLEAU-PONTY, M. Fenomenologia da percepção. São Paulo:Martins Fontes, 1994.

MOREAU, Michel. John Fante & H.L. Mencken: a personal correspondence (1930-1952). Santa Rosa: Black Sparrow Press, 1989.

NIETZSCHE, F. Assim falou Zaratustra. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.

NIETZSCHE, F. A gaia ciência. São Paulo: Companhia das letras,2001.

PENNAC, D. Como um romance. Rio de Janeiro: Rocco, 2003.

PELBART, P. Vida capital: ensaios de biopolítica. São Paulo: Iluminuras, 2009.

POUND, E. ABC da literatura. São Paulo: Cultrix, 2006.

Downloads

Publicado

2013-06-10

Como Citar

BEDIN DA COSTA, C. . (2013). “HOJE SEU AMOR, AMANHÃ O MUNDO”: discursos tímidos sobre jovens pesquisadores. Linguagens, Educação E Sociedade, (29), 393–412. Recuperado de https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1355

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.