PESQUISAS SOBRE O PROFESSOR INICIANTE NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UFSCAR: O ESTADO DO CONHECIMENTO DE 2000-2010

Autores

  • CÁTIA SILVANA DA COSTA Universidade Federal de São Carlos
  • MONIQUE APARECIDA VOLTARELLI Universidade de São Paulo
  • RENATA CRISTINA DA CUNHA Universidade Federal de São Carlos

Palavras-chave:

Estado do conhecimento, Professor iniciante, Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar

Resumo

O início da profissão docente se caracteriza como uma etapa única e de transição na vida dos professores iniciantes que, marcada por sentimentos como descoberta e sobrevivência, revela-se fundamental para o processo de tornar-se professor de profissão. Nessa perspectiva, o objetivo deste trabalho é levantar, caracterizar e analisar o estado do conhecimento sobre o professor em início de carreira, a partir das dissertações e teses defendidas no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) na linha de “Formação de Professores e outros agentes educacionais” no período de 2000 a 2010. Para a materialização do estudo, realizamos uma pesquisa bibliográfica das sete dissertações e cinco teses defendidas no programa nesse período. Para a análise de cada trabalho, consideramos os seguintes aspectos: questão de pesquisa, principais referenciais teórico-metodológicos, conceitos e autores, método e procedimentos metodológicos, ferramentas de coleta de dados e os principais resultados obtidos. Com o intuito de subsidiar a produção, dialogamos com autores tais como Huberman (1992), Garcia (1999), Mizukami (2000, 2002), entre outros. As análises dos trabalhos demonstraram que essa temática pode ser considerada tanto emergente quanto recorrente a partir de 2005. O estudo também indica que as pesquisas em torno do tema destacam não apenas os problemas, mas também as contribuições dos resultados obtidos para a formação do professor iniciante na carreira.

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Biografia do Autor

CÁTIA SILVANA DA COSTA, Universidade Federal de São Carlos

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar. Professora de Educação Física na Secretaria de Estado de Educação de São Paulo.

MONIQUE APARECIDA VOLTARELLI, Universidade de São Paulo

Doutoranda em Sociologia da Educação na Universidade de São Paulo – USP. Professora na Educação Infantil – CEMEI. 

RENATA CRISTINA DA CUNHA, Universidade Federal de São Carlos

Doutora pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar. Professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí e na Universidade Estadual do Piauí.

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Publicado

2013-12-09

Como Citar

SILVANA DA COSTA, C. ., APARECIDA VOLTARELLI, M. ., & DA CUNHA, R. C. . (2013). PESQUISAS SOBRE O PROFESSOR INICIANTE NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UFSCAR: O ESTADO DO CONHECIMENTO DE 2000-2010. Linguagens, Educação E Sociedade, (29), 139–166. Recuperado de https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1334

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